Município de Arganil comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com programação cultural

No dia 18 de abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Associando-se a esta efeméride, o Município de Arganil vai assinalar a data através de uma programação cultural sobre o tema que este ano lhe está associado: “Passados Complexos: Futuros Diversos”.

Numa alusão ao passado e a abrir as comemorações, vai decorrer no exterior do edifício dos Núcleos Museológicos de Arqueologia e Etnografia, durante toda a manhã, uma sessão de fotografia à la minute intitulada: “A fabulosa máquina de fazer parar o tempo”. Recorrendo a técnicas de revelação de fotografia antigas e quase esquecidas, vai ser possível tirar um retrato e em poucos minutos tê-lo na sua mão, revelado a preto e branco claro está, numa recordação do presente com traços e tons do passado. Uma abordagem interessante de contraste com a evolução de que a arte da fotografia foi alvo ao longo dos tempos.

Pelas 10h00, vai ser inaugurada a exposição instalada temporariamente no Núcleo Museológico de Arqueologia: “Um olhar sobre os momentos do Acampamento Militar”. Patente neste espaço até ao dia 14 de maio visa sensibilizar a comunidade a salvaguardar, preservar e valorizar o sítio arqueológico da Lomba do Canho, reconhecendo a importância cultural e patrimonial do acampamento romano – classificado como Imóvel de Interesse Público – enquanto elemento essencial de promoção turística e desenvolvimento socioeconômico do concelho. Seguidamente na Biblioteca Municipal Miguel Torga tem lugar a apresentação do “Projeto de Valorização do Acampamento Romano da Lomba do Canho”, com a participação da Professora Conceição Lopes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com posterior visita monitorizada, ainda no período da manhã, ao Sítio Arqueológico da Lomba do Canho que encerra com chave de ouro esta programação dedicada ao Dia Mundial dos Monumentos e Sítios 2021.

Para participar nas atividades deve inscrever-se através do número de telefone 235 200 137 ou do e-mail: museu.arganil@cm-arganil.pt.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Celebrando património concelhio e nacional, comemoramos também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.