Município de Arganil galardoado com a Bandeira ECOXXI pelo segundo ano consecutivo

A Câmara Municipal de Arganil continua a destacar-se pelas boas práticas e políticas ambientais. No passado dia 29 de novembro, numa cerimónia que teve lugar no Cineteatro de Estarreja, Arganil foi distinguido como “Município ECOXXI”, recebendo o galardão pelo segundo ano consecutivo.

A Bandeira Verde ECOXXI, recebida pela Vereadora do Ambiente e da Floresta, Érica Castanheira, reconhece o trabalho desenvolvido pela autarquia em prol da sustentabilidade ambiental, dando especial atenção à importância da educação neste percurso.

Participando pela segunda vez neste projeto promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), o Município de Arganil superou o desempenho registado no ano passado, subindo o índice de classificação de 54 por cento para mais de 60 por cento. Os bons resultados atingidos durante o último ano colocam Arganil entre os 50 municípios mais sustentáveis do país.

O galardão “Município ECOXXI” foi atribuído à autarquia de Arganil como resultado da avaliação de um conjunto alargado de indicadores, que passam pela promoção do desenvolvimento sustentável, cidadania, qualidade da água, ordenamento do território e ambiente urbano, transparência, gestão de resíduos, participação pública, emprego e informação ao munícipe.

Esta distinção vem reconhecer e premiar o compromisso assumido pela autarquia com os munícipes de trabalhar a sustentabilidade nas vertentes ambiental, económica e social, assegurando a melhoria da qualidade de vida dos arganilenses e de todos aqueles que nos visitam.