Autarquia instala hospital de campanha no pavilhão da EB 2,3 de Arganil

A Câmara Municipal de Arganil transformou o pavilhão da EB 2,3 de Arganil numa estrutura de acolhimento com características de hospital de campanha, equipado com 50 camas. O espaço encontra-se preparado desde esta sexta-feira 27 de março, para acolher doentes infetados com Covid-19 em caso de necessidade, reforçando a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde (SNS).

Esperando o melhor mas preparado para o pior, o Município de Arganil avançou com uma solução que será posta em prática em último recurso e num cenário muito negativo da pandemia. “Esperamos que esta unidade nunca venha a ser ativada, mas temos a obrigação de tê-la acautelada”, realça Luís Paulo Costa, presidente da autarquia.

Além da meia centena de camas cedidas pelo Exército, o hospital de campanha encontra-se equipado com roupas de cama e de banho e material de apoio, como mesas e cadeiras. A ativação dos profissionais de saúde e dos respetivos equipamentos médicos só acontecerá numa fase posterior, se o SNS não tiver capacidade de resposta para as pessoas que precisam de acompanhamento hospitalar.

Esta é uma solução que se destina a ser a retaguarda das unidades hospitalares locais e regionais e faz parte do plano alargado de resposta da Câmara de Arganil ao surto do novo coronavírus.

Todas as medidas já implementadas e todas as que venham a ser concretizadas para controlo da pandemia, começam, sublinhe-se, em cada um de nós. É importante continuar a seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde, mantendo o distanciamento social, através do isolamento e preservando as distâncias de segurança recomendadas.