Município de Arganil promove campanha de esterilização gratuita de animais de companhia

A Câmara Municipal de Arganil promove entre agosto e novembro de 2019 uma campanha gratuita de sensibilização à esterilização de cães e gatos de companhia. Esta ação destina-se a incentivar a esterilização como forma privilegiada de controlo da população de animais, reduzindo o número de ninhadas indesejáveis e o seu consequente abandono.

Altamente recomendada e cada vez mais ponderada pelos profissionais veterinários, a esterilização assume-se como a única forma eficaz, a longo prazo, de combate à sobrepopulação de animais. Promove, em simultâneo, o aumento de qualidade de vida dos animais de estimação, tanto do ponto de vista da saúde como comportamental.

Esta campanha, decorrente da medida promovida pelo Governo, com base legal no Despacho n.º 2301/2019, surge como complemento à campanha de adoção de animais acolhidos pelo Centro de Recolha Animal de Arganil, a decorrer desde novembro de 2018, e é o resultado do forte empenho do Município de Arganil na promoção não só da saúde pública como do bem-estar da população animal do concelho.

Para poder beneficiar desta campanha de esterilização deve cumprir os seguintes requisitos:

– Ter residência no concelho de Arganil;
– Ser detentor de animal com registo atualizado no Sistema de Identificação e Registo de Caninos e Felinos (SICAFE);
– Ser detentor de animal com comprovativo do registo e licença atualizados, na Junta de Freguesia da área de residência.

A inscrição para a campanha de esterilização é efetuada através do preenchimento do documento disponível no Balcão Único na Câmara Municipal de Arganil, nas Juntas/Uniões de Freguesia do concelho e em www.cm-arganil.pt (Ficha de Inscrição), devendo ser enviado para o seguinte endereço eletrónico: geral@cm-arganil.pt

Após a inscrição, deverá aguardar o contacto do Centro de Recolha Animal.

Para mais informações, os interessados deverão contactar a Câmara Municipal de Arganil (235 200 150) ou o Centro de Recolha Animal de Arganil (235 200 132).

Pela saúde e bem-estar dos seus animais. Cuidar é esterilizar!

Folheto Informativo
Ficha de Inscrição