Município de Arganil promove Curso de Empreendedorismo

Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Empreendedorismo a ter início já no mês de Março, nas instalações do CETA – Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil.

Esta formação procura dotar os formandos das competências adequadas à transformação de uma ideia em oportunidade de negócio ou à inovação de um negócio já existente. Pretende-se que no final da ação, os formandos disponham de um projeto empresarial individual ou de grupo, devidamente estruturado e cuja implementação seja viável, concorrendo assim para a captação e fixação de novos empreendedores no Concelho de Arganil.

Com início previsto para este mês, o Curso de Empreendedorismo será ministrado em b-learning, modelo de aprendizagem que compreende sessões de formação presenciais e sessões de formação à distância (online), com uma duração total de 50 horas, das quais 30 serão presenciais e 20 à distância. As sessões presenciais terão uma periodicidade semanal e serão realizadas em horário pós-laboral, com a duração de 4 horas. Os conteúdos a abordar são os seguintes:

– O perfil do empreendedor: características determinantes para o sucesso;

– Criatividade: técnicas de geração de ideias de negócio e suas condicionantes;

– Da ideia à prática: metodologia de implementação de projetos;

– Plano de negócios: elaboração do plano de negócios;

– Estudo de viabilidade: preenchimento da matriz financeira;

– Financiamento: modelos, apoios e formas de financiamento;

– Comunicação de projetos: técnicas de comunicação e divulgação de negócios.

No culminar desta formação, será promovido um Concurso de Ideias de Negócio, no qual poderão participar os formandos que demonstrem real interesse em implementar o seu projeto, mas que será igualmente aberto a outros interessado. Às três melhores ideias de negócio, selecionadas por um júri constituído para o efeito, o Município de Arganil atribuirá como prémio um período de incubação gratuita no CETA. Os premiados poderão beneficiar ainda do apoio do Gabinete Arganil+Desenvolvimento Económico.

Os interessados em participar no Curso de Empreendedorismo poderão inscrever-se presencialmente no Gabinete Arganil+Desenvolvimento Económico, situado no CETA, através do endereço de e-mail:

arganil+desenvolvimentoeconomico@cm-arganil.pt ou dos contatos 235 200 210 e 235 200 155.