Município de Arganil promove o sucesso educativo através do projeto “Inspira.te – O teu sucesso determina o teu futuro”

No âmbito da Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra, foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Arganil, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Arganil, o projeto “Inspira.te – O teu sucesso determina o teu futuro”.

Apresentado no último Conselho Municipal da Educação, este projeto procura, de uma forma diferenciadora, a promoção do sucesso educativo junto da comunidade escolar do concelho de Arganil. Para o efeito está preconizado a realização de diferentes ações e iniciativas com vista, não só à redução do número de retenções e consequente insucesso escolar, como consequentemente pretende, na prossecução da manutenção do sucesso escolar, reforçar a motivação dos alunos no investimento do seu processo educativo. No mesmo sentido procura o envolvimento e investimento do corpo docente, dos técnicos e assistentes operacionais e dos encarregados de educação no processo educativo dos educandos. A promoção da disciplina através de iniciativas no âmbito da educação para a cidadania e das ciências experimentais e tecnológicas são também objetivos específicos deste projeto, que pretende proporcionar aos alunos do agrupamento experiências que visem a criação de uma identidade com o concelho em que residem e uma assimilação da importância da formação cívica e escolar para o seu futuro.

Ainda que os objetivos iniciais propostos pela CIM não contemplassem diretamente o ensino pré-escolar, foi do entendimento dos envolvidos neste projeto que o mesmo não fosse dissociado deste plano, uma vez que é sua convicção que as ações dinamizadas junto das crianças e encarregados de educação de alunos do pré-escolar venham a ter repercussão nos anos vindouros.

A execução do projeto teve o seu início em março de 2019, com a realização da primeira de 12 tertúlias mensais, intitulada “Estou In Para o Sucesso”. Estas ações são dirigidas a encarregados de educação, docentes e assistentes operacionais, e decorrem até fevereiro de 2020.

A par da realização das tertúlias, o projeto engloba ainda outras ações diferenciadas que se vão desenvolver ao longo da sua execução, e que passam por proporcionar aos alunos oportunidades de participarem de forma ativa em experiencias educativas não formais no campo da cidadania, ciências naturais, segurança digital, responsabilidade social, empregabilidade, património natural, entre outros.

pdf17 Plano Inspira-Te – O Teu Sucesso Determina o teu Futuro