Município de Arganil promoveu sessão de observação astronómica em Arganil

Dando sequência ao preconizado no Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra, através da sua Comunidade Intermunicipal, o projeto “Inspira.te – O teu Sucesso determina o teu Futuro”, dinamizado pelo Município de Arganil, em parceria com o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, promoveu no passado dia 25 de junho, um Café com Ciência, no âmbito da exposição interativa de ciência LAB!rinto de Ideias, integrando uma sessão de observação astronómica e um conjunto de atividades dirigidas aos mais jovens, participado por cerca de uma centena de pessoas.

Numa noite magnífica onde se bebeu café e chá com ciência, o Município de Arganil, em colaboração com a equipa do Exploratório, munida de três telescópios e de um ecrã onde foi possível transmitir para todo o público e em tempo real a observação que estava a acontecer, possibilitou a todos os curiosos da astronomia observarem e ficarem a conhecer melhor estrelas e constelações, a que se juntaram planetas como Saturno ou Júpiter.

A sessão foi gratuita e aberta a toda a população interessada nas temáticas relacionadas com astronomia, tendo conhecido uma significativa adesão. Também as diferentes atividades desenvolvidas no espaço da Cerâmica Arganilense, todas relacionadas com o sistema solar, mereceram grande atenção dos mais novos.

Recorde-se que a exposição LAB!irinto de Ideias estará patente ao público na Cerâmica Arganilense até 7 de julho, com entrada gratuita, num horário das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Encerra aos sábados.

Assumindo a forma de exposição de ciência interativa e multitemática, o LAB!irinto de Ideias promove e incentiva a descoberta, transformando este magnífico espaço de arqueologia industrial de Arganil num lugar para olhar, sentir, investigar e, sobretudo, explorar as múltiplas formas como a ciência se apresenta a todos nas mais diversas situações.