Município de Arganil sobe 87 posições no ranking do Índice de Transparência Municipal

A Câmara Municipal de Arganil está entre os 55 municípios mais transparentes do país, depois de, no ano transato, ter ocupado a 141ª posição. A ascensão da Câmara Municipal de Arganil ao 54º lugar traduz uma subida de 87 posições no ranking nacional do Índice de Transparência Municipal (ITM) e surge no seguimento da implementação do Plano Municipal de Transparência.

Os dados foram revelados pela TIAC – Transparência e Integridade Associação Cívica, representante em Portugal da ONG anticorrupção Transparency International, cujo estudo é coordenado por uma comissão científica presidida por Luís de Sousa, da Unidade de Investigação em Governação, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro.

O ITM mede o grau de transparência de cada município, através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos na respetiva página na internet. A TIAC avalia o volume e o tipo de informação disponibilizada, bem como, a opinião pública, de uma forma geral, sobre a estrutura da autarquia; o seu funcionamento e atos de gestão, entre outros pontos. De salientar que relativamente à categoria Informação Económico-Financeira, o Município de Arganil auferiu pontuação máxima.