Municípios de Arganil e de Pampilhosa da Serra vão reabilitar três pontes que ligam os dois concelhos

• Celebração do acordo de parceria

• Luís Paulo Costa, presidente CM Arganil, assina acordo de parceria (ao centro)

Foi assinado, esta quarta-feira, o acordo de parceria entre o Município de Arganil e o Município de Pampilhosa da Serra que prevê a reabilitação de três pontes que ligam os dois concelhos. Esta intervenção conjunta nas pontes de Casal Novo, Cartamil e Mata, localizadas entre a União das Freguesias de Cepos e Teixeira (Arganil) e a Freguesia de Fajão (Pampilhosa da Serra), surge na sequência da avaliação realizada ao estado de conservação destas construções de responsabilidade municipal.

O custo global das três intervenções será suportado por ambos os municípios em partes iguais. A autarquia de Arganil assumirá a liderança do processo de lançamento da empreitada, sendo responsável pela contratualização do anteprojeto e do projeto de execução de reabilitação das três pontes, de acordo com o estipulado na parceria formalizada.

“O acordo hoje celebrado retrata bem o trabalho de cooperação e a postura atenta que mantemos sobre o território, tendo em vista a resolução de problemas que contribuam para a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, salientou Luís Paulo Costa. O presidente da Câmara Municipal de Arganil adiantou, ainda, que a decisão de avançar com as intervenções resultou das conclusões do estudo realizado por empresa especializada, que concluiu haver a necessidade de se realizarem melhorias nas condições estruturais e funcionais das pontes”.

Jorge Alves Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, aproveitou a ocasião para salientar a “importância deste projeto, que partilha problemas em comum entre os dois concelhos”, pelo que “saúda a excelente colaboração entre ambas as partes”.

O documento foi assinado pelos presidentes de ambos municípios, em Fajão, à margem da sessão de esclarecimento realizada no âmbito da empreitada de Reabilitação Fluvial do Rio Ceira – Obras Hidráulicas, inserido no Projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às alterações climáticas”, financiado pelo EEA GRANTS (Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu).

Estiveram também presentes na sessão de assinatura do acordo de parceria o presidente da União das Freguesias de Cepos e Teixeira, José Costa, e o presidente da Junta de Freguesia de Fajão, Carlos Simões.