Música e Danças Étnicas Chinesas encantaram a sala cheia do Auditório da Cerâmica Arganilense

• Companhia de canto e danças étnicas de Chengdu

• CLAIM

• Companhia de canto e danças étnicas de Chengdu

Dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi assinalado em Arganil de uma forma invulgar, porém magnânima. A companhia de canto e danças étnicas de Chengdu, considerada uma das mais importantes companhias da China, presenteou o Auditório da Cerâmica Arganilense com um espetáculo sem precedentes, neste espaço.

Entrou em palco o encantamento oriental e o público rendeu-se à beleza dos seus trajes e movimentos harmoniosos. Entre momentos alternados de canto e dança, foi recriado um pouco de cada um dos 56 grupos étnicos da China, em diversos períodos da história. Destaque para um dos momentos altos do espetáculo quando o jovem artista Pan Ming, subiu ao palco e interpretou “Mudança de Cara”, uma das mais veneradas atuações da ópera de Sichuan. Esta técnica centenária de ilusionismo, impressionou os espetadores, que aplaudiram efusivamente enquanto o intérprete fazia desaparecer máscaras da cara como se de magia se tratasse. Para que mais impacto tivesse, o jovem desceu do palco e fez desaparecer as máscaras mesmo em frente aos espetadores que arrebatados e incrédulos mostravam o seu agrado e admiração. Numa exibição muito rica da diversidade desta nação, ecoaram tambores, ouviu-se o “xianzi”, instrumento de cordas tibetano e encheram-se os olhos de cor e de harmonia das vestes e movimentos singulares das graciosas bailarinas tibetanas.

Findo o espetáculo e com os espetadores de pé, o som oriental deu lugar ao som das palmas que de tão intensas e calorosas ecoaram a sala durante alguns minutos.

O grupo fez-se acompanhar a Arganil por um membro do ministério da China, por um membro da embaixada da China em Portugal e pela Dra. Filomena Roque, diretora de Coordenação Cultural da Fundação Oriente, através da qual foi possível esta sinergia e esta ponte entre Arganil e China. Nas honras finais, o membro da embaixada agradeceu em nome do grupo pela hospitalidade e carinho demonstrado para com o seu povo e o Sr. Presidente da Câmara e a Sra. Vereadora da Cultura, palavras de agradecimento e enaltecimento por tão refulgente espetáculo.