Nova campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica em Arganil

O município de Arganil, numa parceria com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), leva a efeito nos dias 3, 5, 7, 10, 12 e 14 de julho de 2023, mais uma campanha anual de vacinação antirrábica, no âmbito do Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e outras Zoonoses.

Esta campanha prevê a deslocação do Veterinário Municipal às freguesias do concelho para o efeito, sendo que datas, horários e locais das concentrações encontrar-se-ão afixadas para consulta nas sedes das Juntas de Freguesia, na Câmara Municipal, bem como on-line, aqui e na página de Facebook do município.

Recorda-se que a vacinação antirrábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade e a identificação eletrónica (microchip), pela sua marcação e registo no SIAC, deve ser realizada até 120 dias após o seu nascimento.

Para usufruir desta campanha os detentores dos animais devem fazer-se acompanhar, para além dos documentos, caso possuam, também do próprio cartão de cidadão, ou na sua ausência, do bilhete de identidade e cartão de contribuinte.

Este procedimento está sujeito ao pagamento de taxa, anualmente determinada pela DGAV e conforme o período em que é feita a sua aplicação, sendo que em 2023 os preços são os seguintes:

Vacinação antirrábica (taxa única E): 10,00 euros;

Boletim Sanitário: 1,00 euro;

Identificação eletrónica (inclui o valor do impresso) – Registo SIAC (Artigo 2.º da Portaria n.º 346/2019 de 3 de outubro): 2,50 euros.

Consulte aqui o calendário do serviço oficial