Cepos e Teixeira acolheu jornada de trabalho do executivo camarário de Arganil

• Inauguração Estrada Cepos (2)
  • Água D'alte (3)
  • Casal Novo (2)
  • Casal Novo (3)
  • Casal Novo (5)
  • Casal Novo (6)
  • Casal Novo (7)
  • Casal Novo (8)
  • Casal Novo (9)
  • Cepos (3)
  • Cepos (6)
  • Cepos (8)
  • Cepos (9)
  • Cepos (12)
  • Chã Da Cabeça Cepos (2)
  • Jf Cepos (1)
  • Jf Cepos (3)
  • Lixeira Cepos (4)
  • Poço Da Cesta (1)
  • Poço Da Cesta (2)
  • Poço Da Cesta (3)
  • Poço Da Cesta (4)
  • Poço Da Cesta (5)
  • Relvas (2)
  • Relvas (7)
  • Relvas (10)
  • Cartamil (1)
  • Cartamil (2)
  • Cartamil (3)

O executivo camarário de Arganil retomou o ciclo de Presidências Participativas em Cepos e Teixeira, no passado dia 31 de maio, dando continuidade ao roteiro de proximidade que tem promovido junto das populações do concelho.

A sede da Junta foi o ponto de partida desta jornada de trabalho que levou os executivos da Câmara e da Junta a percorrer o território de Cepos e Teixeira. Em cima da mesa foram colocados assuntos de interesse para a população e identificadas necessidades locais específicas, tendo em vista a procura conjunta de soluções para responder aos anseios das pessoas.

O ponto inicial da agenda considerou a inauguração da reabilitação do troço que liga Cepos a Vale da Fonte. A pavimentação desta estrada em terra batida foi realizada no âmbito de uma abrangente empreitada, que envolveu um conjunto de 26 intervenções em nove freguesias do concelho e que considerou um investimento superior a 620 mil euros. Dando resposta à vontade e necessidade da população, esta obra permitiu melhorar consideravelmente a acessibilidade à zona baixa da localidade, nomeadamente à sede da União das Freguesias e ao Centro Social.

Em Casal Novo, o grupo de trabalho visitou os melhoramentos concretizados no Poço da Cesta avaliou a possibilidade de ser construído um parque de estacionamento e criado um acesso pedonal que permita melhorar a acessibilidade e o usufruto daquela zona de lazer. A comitiva teve, ainda, oportunidade de visitar o açude de Poço da Cesta, que foi recentemente reabilitado e que está, agora, mais resistente aos efeitos das cheias. Estes trabalhos foram concretizados no âmbito do projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas”, financiado pelo EEA Grants e promovido pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente.

A propósito deste projeto, o presidente da União das Freguesias de Cepos e Teixeira manifestou enorme deceção face às expectativas que foram sendo criadas desde o início da sua concretização. Foi anunciada a contratação de guarda-rios; não se vislumbrando a respetiva alocação ao território, pese embora o projeto esteja já na fase final de implementação. José Costa fez observação idêntica relativamente às medidas mitigadoras dos efeitos das cheias, particularmente no que diz respeito à instalação de sensores e alarmes de alerta à população.

O périplo pelo território teve paragem em Cartamil, onde foi recentemente concluída a reabilitação da ponte que liga aquela localidade à Freguesia de Fajão, no concelho de Pampilhosa da Serra. Esta obra integra a empreitada de reabilitação das pontes de Casal Novo e da Mata, localizadas também no limite dos concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra, cujos custos, superiores a 85 mil euros, foram suportados em partes iguais por ambos os municípios. Durante a visita, foi, ainda, analisada a hipótese de concretização de uma zona balnear na margem direita do rio Ceira, na localidade de Cartamil.

Em Relvas, esteve sob as atenções da comitiva a substituição da calçada no centro da localidade, prevista para breve, e a reparação de um abatimento na superfície do Largo principal. Também em Água d’Alte foi identificado um abatimento na estrada de acesso à aldeia e foram debatidos alguns pormenores da obra de ligação da captação das Arintas ao depósito de abastecimento público, que faz parte das intervenções a realizar pela União das Freguesias no âmbito do contrato-programa celebrado com o Município, no passado mês de maio.

No regresso a Cepos, foi realizada uma visita de acompanhamento aos trabalhos de ampliação dos bungalows no Parque de Campismo e foi dado a conhecer ao executivo camarário o Centro de Transferência de Resíduos Valorizáveis.

A fechar a jornada de trabalho, Luís Paulo Costa e a restante comitiva municipal conheceram o espaço da futura Casa da Aldeia, Espaço de Cidadão e Museu Etnográfico. A requalificação do edifício onde os serviços vão ficar instalados será concretizada em parceria com o Município de Arganil, por meio de celebração de contrato-programa.

Esta foi a terceira sessão de Presidências Participativas levada a cabo no presente mandato, depois do roteiro pela freguesia de Pomares e pela União das Freguesias de Cerdeira e Moura da Serra.