O Município de Arganil revalida o título “Município ECOXXI” pelo 4º ano consecutivo

O Município de Arganil recebeu hoje, 16 de dezembro, na anual Cerimónia de Divulgação dos resultados da Candidatura à Bandeira Verde ECOXXI, o galardão “Município ECOXXI” pelo 4º ano consecutivo. Realizada de forma virtual, dadas as circunstâncias que o país atravessa, foi transmitida através do canal do Youtube da ABAE e do Facebook da ECOXXI.

Numa participação que desde o primeiro ano tem vindo a superar-se, o Município de Arganil registou este ano um desempenho de 66% ultrapassando assim a classificação do ano transato que se situava numa taxa de 63% e que vem consolidar e reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pela autarquia em prol da sustentabilidade ambiental.

Relembra-se que o ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local. A cerimónia ECOXXI acontece anualmente para divulgar os resultados da avaliação das melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, avaliação esta realizada por um conjunto de peritos utilizando mais de duas dezenas de indicadores nas áreas ambiental, social e económica. Nesta cerimónia é entregue a Bandeira Verde ECOXXI, um símbolo de sustentabilidade conferido aos municípios que desenvolvam ao longo do ano medidas, iniciativas e boas práticas de acordo com os indicadores do programa, trabalhando assim para um futuro mais sustentável na sua comunidade.