“O Que Leva a Levada” – Exposição por alunas da Universidade de Harvard na Benfeita

• Exposição O Que Leva a Levada

A aldeia de Benfeita transformou-se numa agradável e envolvente sala de exposições no dia 26 de Julho, para receber a mostra denominada “Os socalcos, património e paisagem viva”, que resulta do projeto “O que Leva a Levada”, desenvolvido durante 6 semanas na Aldeia de Xisto da Benfeita por Ines Benitez Gomez e Melissa Naranjo, alunas da Escola Superior de Design da Universidade de Harvard, nos EUA.

A apresentação do projeto “O que Leva a Levada” consistiu numa visita à exposição, que esteve patente em alguns pontos icónicos da aldeia, como a mercearia do Sr. Artur ou a Quinta do Dr. Urbano. Para além da exposição, as alunas apresentaram também o “Almanaque da Benfeita”, elaborado durante a sua estadia na aldeia. O evento contou com a presença da Vereadora do Ambiente e Florestas, Érica Castanheira.

A ideia deste projeto foi desenvolvida, de forma conjunta, pelo Município de Arganil e pela Prof. Sílvia Benedito da Universidade de Harvard, após os incêndios de outubro de 2017. A Junta de Freguesia de Benfeita, o Centro Social e Paroquial da Benfeita e o CLDS3G Arganil estão também envolvidos na implementação deste projeto.