Painel Serológico Nacional COVID-19: procuram-se voluntários em Arganil

Painel Serológico Nacional COVID-19

O Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes procura voluntários no concelho de Arganil para participar no Painel Serológico Nacional COVID-19. Encontram-se ainda por preencher vagas nos seguintes escalões etários: 15 anos ou menos; 16 ou 17 anos e 55 ou mais anos.

O estudo baseia-se na realização de testes serológicos a 12.000 voluntários em 102 municípios do país, tendo por base uma amostra representativa de Portugal em termos de densidade populacional e faixas etárias.  Os dados serão analisados estatisticamente e os resultados finais divulgados a partir do final de outubro.

Os testes são gratuitos e, no que respeita a Arganil, serão realizados na Unidade de Colheitas de Côja – Laboratório Uália, pertencente ao Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, empresa parceira do projeto do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes.

O objetivo do Painel Serológico Nacional passa por determinar a proporção da população que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2. Vai possibilitar saber nas diferentes regiões de Portugal a percentagem de pessoas que contactou com o vírus. Estas observações vão servir para possibilitar aos serviços de saúde saber onde vai ser necessário iniciativas e de que tipo.

Inscreva-se em www.painelcovid19.pt e seja um dos 12.000 voluntários a fazer parte deste estudo.

Para mais informação sobre o estudo, encontra-se disponível uma linha de apoio: 808 100 062.



Artigos Relacionados