Semana Europeia da Mobilidade – Dia Europeu Sem Carros

O Município de Arganil adere uma vez mais ao dia Europeu Sem Carros, que desde 2005 organiza a ação “Dia Sem Carros”, com o intuito de alertar todos os munícipes para a importância das questões ambientais e valorização do espaço público.

Para além desta ação, o Município de Arganil vai também participar pela segunda vez na Semana Europeia da Mobilidade com a organização de algumas atividades dirigidas a vários públicos e focadas na mobilidade sustentável, nomeadamente:

De 16 a 22 de setembro
Exposição Bibliográfica online em http://biblioactivaler.blogspot.com/ – Temática  “Emissões Zero, Mobilidade para todos”, no blog da Sala Infantil da Biblioteca Municipal Miguel Torga;

Dia 19 Setembro
8h00-19h00 – Dia Europeu sem Carros – Trânsito interdito na Rua Dr. José Albano de Oliveira, Praça Dr. Alberto do Vale e Rua Conselheiro Dr. Albino de Figueiredo da Vila de Coja.

Dia 25 Setembro
19h00 – Passeio de Bicicleta “Emissões Zero, Mobilidade para todos” promovida pela AMBikes em parceria com o Município de Arganil – Semana Europeia do Desporto BEACTIVE 2020.

De salientar que campanha Dia Europeu Sem Carros surgiu na sequência de uma diretiva europeia relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de Setembro de 2000. Em 19 de Abril de 2002, durante a Semana Verde, em Bruxelas, foi lançada a Semana Europeia da Mobilidade , a que diversos países aderiram posteriormente e que pretende exercer uma influência a longo prazo nas questões da mobilidade e dos transportes urbanos, contribuindo para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos.

O tema para 2020 “Emissões Zero, Mobilidade para todos” pretende dar especial destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade inclusiva.

A SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2020 incentiva as pessoas e as autoridades locais a tomarem medidas que permitam alcançar, a longo prazo, o objetivo de um continente neutro em termos de carbono.

Veja aqui a versão portuguesa do filme promocional da campanha.

Pode consultar o folheto promocional desta campanha, edição 2020.