Praias Fluviais de Pomares e Secarias hasteiam bandeira “Praia Acessível para todos” e “Qualidade de Ouro”, respetivamente

• Praia Fluvial de Pomares

• IMG_4080

• Praia Fluvial de Pomares

• Praia Fluvial de Secarias

• Praia Fluvial da “Cascalheira” – Secarias

• Praia Fluvial de Secarias

• IMG_4101

A Praia Fluvial de Pomares, que após candidatura do Município de Arganil em colaboração com a Junta de Freguesia, assegura pelo 9º ano consecutivo o galardão de “Praia Acessível, Praia para Todos”, viu, no passado dia 15 de julho, hasteada a bandeira que certifica tal distinção, numa cerimónia que contou com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Arganil, Dr. Luís Paulo Costa e dos Presidente e Secretário da Junta de Freguesia de Pomares, Armando Nascimento e Amândio Dinis.

O Projeto Praia Acessível – Praia para Todos, iniciado em 2005, pretende que as zonas balneares identificadas no âmbito do Decreto-Lei n.º 135/2009, de 3 de Junho, reúnam um conjunto de condições que permitam o seu uso por pessoas portadoras de deficiência, sendo fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), Agência Portuguesa do Ambiente, I.P./ Administração da Região Hidrográfica (ARH) e Turismo de Portugal, I.P.

Por sua vez, a Praia Fluvial de Secarias, que pelo 2º ano consecutivo conquista o galardão de Praia “Qualidade de Ouro”, atribuído pela QUERCUS e de acordo com a excelente qualidade da água, viu a bandeira hasteada numa cerimónia que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Dr. Luis Paulo Costa; do Presidente da Junta de Freguesia de Secarias, Leonel Costa, do Delegado de Saúde, Dr. António Queimadela Batista e do técnico de saúde ambiental Fernando Afonso.

A par destas duas praias, recebeu também as distinções Bandeira Azul, pela ABAE e Bandeira Qualidade de Ouro, pela QUERCUS, hasteadas no passado dia 1 de Julho, a Praia Fluvial do Piódão.