Presidente da Câmara inaugura recuperação de estrada afetada pelo incêndio, em Cepos

• EM 543

Foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e pelo presidente da União de Freguesias de Cepos e Teixeira, José Costa, no passado dia 24 de agosto, em Cepos, no Jardim das Seledas, a recuperação da Estrada Municipal 543, fortemente afetada pelo incêndio de 15 de outubro de 2017.

Este investimento realizado no troço Cartamil – Teixeira – Cepos – Colmeal, no limite do concelho de Góis, no âmbito da empreitada de «Reposição das condições da rede viária municipal de segurança rodoviária efetadas pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, no concelho de Arganil», ascendeu aos 225 mil euros.

Sem esconder a satisfação por ver recuperada uma das vias do concelho mais fustigadas pelas chamas, neste que é mais um passo dado pela autarquia na total regeneração do concelho, Luís Paulo Costa destacou, durante a sessão de inauguração, o relevante alcance da obra, que contemplam mais do que a reposição do pavimento.

“Além da reposição da rede viária, os melhoramentos realizados consideram também a segurança rodoviária”, referiu Luís Paulo Costa. “E, relativamente aos incêndios de 2017, envolveu também a substituição da sinalética danificada e a colocação de guardas metálicas, que representam um investimento muito pesado e significativo, que chega quase aos 100 mil euros”.

O presidente da autarquia anunciou, ainda, que estão em curso quatro empreitadas que consideram também a instalação de largos quilómetros de guardas metálicas. De forma a “proporcionar mais segurança e comodidade de circulação aos automobilistas, até ao final de outubro”, previu Luís Paulo Costa, “será concretizado mais de 1 milhão de euros”, num investimento financiado pelo Fundo de Solidariedade da União Europeia.

Marcaram presença neste que é mais um momento simbólico de resposta otimista e confiante ao incêndio de outubro de 2017 a vice-presidente da autarquia, Paula Dinis, os vereadores Luís Almeida e Érica Castanheira, o presidente da Assembleia, Ricardo Pereira Alves, bem como a secretária da União de Freguesias, Etelvina Santos.