Município apoia construção de reservatório de água para combate a incêndios no Alqueve

O combate a incêndios florestais ganhou uma nova frente de atuação em Arganil, com a construção de um reservatório de água com capacidade para 150.000 litros, na localidade do Alqueve, em Folques, no âmbito do programa Fundo Recomeçar, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

“Depois do incêndio de outubro de 2017, que devastou grande parte do território concelhio, é determinante adotar uma postura estratégica e preventiva, que nos permita manter em segurança as nossas populações e o nosso património florestal”, evidencia Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, que se fez acompanhar de Paulo Batista, presidente da Junta de Folques, na visita à nova infraestrutura.

O projeto “Alqueve em Segurança” resulta da candidatura apresentada pela Junta de Freguesia e conta com o apoio do Município de Arganil, tendo contemplado, além do reservatório, a construção de uma rede própria, totalmente independente da rede pública de água, que permitirá assegurar o abastecimento a 10 bocas de incêndio.

Totalizando um investimento global na ordem dos 52 mil euros, a construção do reservatório foi cofinanciada pelo Fundo Recomeçar em cerca de 34.500 euros, tendo os restantes custos sido suportados pelo Município de Arganil e pela Junta de Freguesia de Folques.

Recorde-se que, no âmbito deste Fundo, foram destinados ao concelho de Arganil mais de 285 mil euros, distribuídos por 12 projetos de recuperação ambiental, reordenamento do território e diminuição do risco de incêndio.