Programa @EUSOUDIGITAL – Sessão de Capacitação Digital para adultos/seniores

• Eusoudigital1
  • Eusoudigital2
  • Img 9746 Min

No âmbito das Comemorações do Mês Sénior 2022, o Município de Arganil associou-se ao Programa @EUSOUDIGITAL, que visa capacitar adultos que nunca tiveram contacto com a internet a “dar os primeiros passos” no mundo digital e dos computadores.

O Programa @EUSOUDIGITAL destina-se a todas as pessoas que nunca usaram a internet, em particular os adultos acima dos 45 anos que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-dia permitindo combater o isolamento e promover a “equidade digital para todas as idades”.

Neste âmbito, o Município associou-se ao Programa @EUSOUDIGITAL e com o apoio dos mentores, 21 alunos do Curso Multimédia do Agrupamento de Escolas de Arganil, entidade parceira nesta ação,  realizou uma sessão de capacitação digital dirigida aos munícipes maiores de 45 anos, dia 26 de outubro, pelas 14:30 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal “Miguel Torga”, em Arganil.

A sessão  de capacitação contou com a participação entusiasta dos utentes, que foram os alunos, de várias instituições locais de solidariedade social que aderiram à iniciativa, bem como com a participação de pessoas da comunidade (alunos), que tiveram a oportunidade de aprender a navegar no mundo digital.

Mais do que aquisição de competências digitais  foi essencialmente um momento de proximidade e partilha intergeracional de experiências e de conhecimentos.

A Vereadora Elisabete Oliveira, informou ainda que no âmbito do Programa EUSOUDIGITAL o Município de Arganil pretende abrir Centros de Capacitação Digital no concelho e, depois do sucesso desta ação, lançou o desafio aos jovens  mentores para que se tornem voluntários neste Programa.