Projeto "FriendCap", dos alunos da Escola Secundária de Arganil, alcança 2º lugar no “Concurso Regional de Ideias de Negócio 2015 nas Escolas”

Decorreu, no dia 26 de junho, no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), o “Concurso Regional de Ideias de Negócio 2015 nas Escolas”.

O concurso, que tinha como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo através da promoção da iniciativa e do dinamismo nas comunidades onde se inserem, pretendeu eleger o “Aluno Empreendedor 2015”, entre os representantes das seis Comunidades Intermunicipais (CIM) Região Centro a concurso.

A representar a CIM – Região de Coimbra estiveram os grandes vencedores do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio: Viviana Alves, Vanessa Gama e António Ferreira que, orientados pelos docentes Vânia Silva e Carlos Amaral, apresentaram o seu inovador projeto: FriendCap.

Desta feita, os mentores do chapéu direcionado para invisuais e amblíopes que, munido de sensores e através de vibração, permite identificar e proteger dos mais variados obstáculos que poderão encontrar ao nível da cabeça, arrecadaram um muito meritório 2º lugar, cujo prémio se traduziu numa câmara de vídeo digital HD SONY para cada aluno.

O 3º lugar foi conquistado pela CIM de Aveiro (alunos do Instituto Profissional da Bairrada) com um projeto gestão e organização na recolha do lixo gerado pela população – “GCO – Garbage collect optimizer” e o 1º lugar pela CIM do Médio Tejo (alunos do Agrupamento de Escolas de Alcanena) com o projeto “Fertalcume: uma ideia, uma inovação” que permite explorar o aproveitamento, como fertilizante, de um resíduo não curtido da indústria dos curtumes.

O Município de Arganil orgulha-se da capacidade empreendedora dos alunos do concelho e endereça votos de muito sucesso a todos os intervenientes deste concurso.