Promoção do Espírito Empreendedor nas Escolas do Concelho de Arganil

O “Plano de Acção Territorial para a Promoção do Empreendedorismo no Pinhal Interior Norte”, cuja apresentação formal ocorreu no passado dia 27 de Março nos Paços do Concelho de Arganil, preconiza, como um dos projectos a implementar de forma transversal em todo o território do Pinhal Interior Norte, a Promoção do Espírito Empreendedor nas Escolas, considerando-se que a sensibilização para esta matéria é essencial para preparar os nossos jovens para os desafios com que se vão deparar ao longo da vida, estimulando a sua criatividade e capacidade de iniciativa e de inovação.

No caso do Concelho de Arganil, este projecto encontra-se a ser desenvolvido em estreita articulação entre a autarquia, o Agrupamento de Escolas e a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN) e teve o seu início com um processo de formação que visou sensibilizar e preparar os professores que leccionam no Concelho de Arganil para a “Educação em Empreendedorismo”.

Neste âmbito as três entidades envolvidas organizaram a designada “Semana do Empreendedorismo nas Escolas”, que terá lugar entre os dias 7 e 11 de Maio próximo e que incluirá a realização, no dia 7 de Maio, pelas 11H00, na Escola Secundária de Arganil, da chamada Conferência Teen, na qual se pretende que exista uma partilha de experiências entre jovens: por um lado os jovens alunos que estarão a assistir e por outro lado os jovens empreendedores que serão convidados a partilhar o seu percurso e a motivarem a plateia para uma atitude empreendedora perante a vida. Este momento, contará com a presença de um jovem ex-aluno da Escola Secundária de Arganil (João Almeida) e mais dois jovens, um oriundo de outro Concelho do Pinhal Interior Norte e outro de âmbito nacional.

Na mesma data terá lugar, na Escola do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Arganil (entre as 11H15 e as 12H15), um momento designado por “Conversa com Empreendedores”, na qual estará presente o Dr. Patrick Dias da Cunha, da Vumba – Exploração Agro Pecuária e Turismo, S. A.

No dia 8 de Maio as “Conversas com Empreendedores” terão continuidade na Escola Secundária de Arganil com a presença de Susana Nunes (Casas da Serra do Açor, Lda.), entre as 10H15 e as 11H15, e do Eng.º João Garrido da Costa (Tavolanostra – Eventos Globais), entre as 14H25 e as 15H25. Assim nas “Conversas com Empreendedores” contaremos com a presença de empreendedores de créditos firmados, que num ambiente de tertúlia vão partilhar com os alunos os desafios com que diariamente se deparam e a forma como os encaram e ultrapassam.

Complementarmente a todas as iniciativas referidas decorre também, até ao dia 30 de Abril, um Concurso de Ideias direccionado para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Regular e Profissional, cuja final terá lugar no dia 9 de Maio, pelas 18H00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil.

O vencedor deste Concurso participará depois na Final Intermunicipal que reunirá participantes dos 14 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte e que se realizará no dia 2 de Junho em Miranda do Corvo.

Os interessados em saber mais acerca do Concurso de Ideias Municipal poderão consultar nos links abaixo o Regulamento e a Ficha de Inscrição:

pdf17 Regulamento

pdf17 Ficha de Inscrição