Rota pela Floresta percorre escolas do concelho

• Rota pela Floresta percorre escolas do concelho

O Município de Arganil cumpriu, entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, a Rota pela Floresta, iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), proposta aos Municípios que integram a rede ECOXXI.

Esta ação, catalisadora de sinergias entre as escolas e as suas respetivas autarquias, visa agir pela proteção dos ecossistemas com particular enfoque na floresta, estruturando-se em torno de uma atividade que tem por objetivo promover a mobilidade sustentável e pôr em prática o exercício da cidadania alertando para os direitos, deveres e responsabilidades de cada um dos intervenientes.

A Rota pela Floresta é assim operacionalizada pelas Escolas de cada concelho através da passagem do Testemunho, constituído por uma pá, uma bandeira Eco-Escolas e um pergaminho de compromissos que percorre cada uma das escolas do concelho e que por fim é entregue ao Presidente da Câmara Municipal.

Com início na Escola do 1.º CEB e Jardim de Infância de Pombeiro da Beira, o testemunho continuou a sua jornada passando pela Escola 1.º CEB e Jardim de Infância de S. Martinho da Cortiça, tendo sido posteriormente entregue à Escola de 1.º CEB e Jardim de Infância de Pomares que, por sua vez, o entregou à Escola de 1.º CEB e Jardim de Infância de Coja. Desta, passou para a Escola 2,3 Prof. Mendes Ferrão de Coja, continuou o seu périplo pela Escola 1. º CEB e Jardim de Infância de Sarzedo, Escola 2, 3 de Arganil, Escola 1.º CEB e Jardim de Infância de Arganil que, por fim, o entregou à Escola Secundária de Arganil. Terminado o circuito pelas escolas do concelho, coube à Escola Secundária de Arganil entregar o testemunho ao Presidente da Câmara, Dr. Luis Paulo Costa, numa sessão que decorreu na Mata da Margaraça, no dia 2 de março e que coincidiu com as Comemorações do 36º Aniversário da Paisagem Protegida da Serra do Açor.

Estiveram presentes, na Mata da Margaraça e no seu Centro de Interpretação (sede do ICNF) para alémdos representantes do ICNF e Paisagem Protegida da Serra do Açor, dos alunos e respetivos docentes, a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Dra. Célia Ramos, o Presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, o Vereador da Educação, Luís Almeida, a Vereadora do Ambiente e Floresta, Érica Castanheira e a Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Anabela Soares.

Esta iniciativa integrou ainda diversas ações com as Escolas, tais como passeios pedestres, observação da natureza, elaboração de herbário, exposições, palestras, murais, plantações e visitas de estudo.