Semana da Juventude de Arganil contou com mais de meia centena de participantes

• Semana Da Juventude 2022 (1)
  • Semana Da Juventude 2022 (2)
  • Semana Da Juventude 2022 (4)
  • Semana Da Juventude 2022 (5)
  • Semana Da Juventude 2022 (6)
  • Semana Da Juventude 2022 (7)
  • Semana Da Juventude 2022 (8)
  • Semana Da Juventude 2022 (9)
  • Semana Da Juventude 2022 1
  • Semana Da Juventude 2022 2

Foi entre mergulhos, conversas sobre coisas sérias, atividades radicais e música que os jovens do concelho de Arganil viveram a Semana da Juventude.

O programa ambicioso traçado pelo Município de Arganil para assinalar a Dia Internacional da Juventude levou mais de meia centena de jovens pelos caminhos do concelho. Sem limitação ao número de mergulhos, começaram por explorar as Praias Fluviais de Pomares e Côja, reconhecidas pela sua beleza na região.

Rumaram, depois, ao baixo concelho onde passaram um dia dividido entre atividades radicais em Santa Quitéria (na freguesia de Pombeiro da Beira), uma descida do rio na Barragem das Fronhas e um mergulho na nova Zona de Lazer de São Martinho da Cortiça (na freguesia de São Martinho da Cortiça).

Numa semana que fica marcada por muitos e diversificados desafios como o paintball, tirolesa e slide, Pilates e atividades aquáticas houve ainda tempo para, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) se falar sobre coisas sérias no workshop realizado no âmbito do programa Cuida-te “Sons da Consciência sobre as Dependências” que decorreu na Cerâmica Arganilense.

No dia 12 de agosto, data em que se celebra internacionalmente o Dia Internacional da Juventude desde 1999, os participantes embarcaram no autocarro com destino à Praia Fluvial da Cascalheira (freguesia de Secarias) onde integraram as comemorações da Região Centro organizadas pela Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra em parceria com o IPDJ e os Municípios de Arganil e Tábua, este ano dedicada ao tema “Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades”, definido pelas Nações Unidas.

Dando continuidade aos momentos de boa disposição, convívio e partilha da semana, as comemorações terminaram no Parque Verde Urbano do Sub-Paço (Arganil) naquela que foi a terceira edição do Arganil Summer Fest, um evento  organizado pelas Associações Juvenis Projeto Radical, Chama Viva e Cume.

As atividades destacam-se pela sua gratuitidade para todos os participantes e resultam do reconhecimento por parte da autarquia do papel da juventude, que se afigura como um pilar de desenvolvimento da comunidade. As iniciativas contaram com o envolvimento e apoio dos parceiros: IPDJ, I.P.; FAJDC; CLDS 4G Arganil “Capacitar o Presente, Consolidar o Futuro”; Freguesia de Arganil; Freguesia de Pomares; Freguesia de Pombeiro da Beira; Freguesia de São Martinho da Cortiça; Freguesia de Secarias; União das Freguesias de Côja e Barril de Alva; Santa Casa da Misericórdia de Arganil; Associação Juvenil Cume; Associação Juvenil Projeto Radical; Grupo de Jovens Chama Viva; Conselho Municipal da Juventude de Arganil; Sofia Fonseca Fisio; Cascalheira Bar; Quinta do Rio Alva/SUP Rio Alva.