Semana Europeia da Mobilidade – Dia Europeu Sem Carros

O Município de Arganil adere mais uma vez ao dia Europeu Sem Carros, que desde 2005 organiza a ação “Dia Sem Carros”, com o intuito de alertar todos os munícipes para a importância das questões ambientais e valorização do espaço público.

Este ano e para além desta ação, o Município de Arganil vai também participar na Semana Europeia da Mobilidade com a organização de algumas atividades dirigidas a vários públicos e focadas na mobilidade sustentável, nomeadamente:

De 16 a 20 de setembro entre as 09h00 – 18:30 “Exposição Bibliográfica – Temática da mobilidade, sustentabilidade, acessibilidade, saúde, ambiente”, na Sala Infantil da Biblioteca Municipal Miguel Torga;

Dia 21 Setembro 9h00 – 13:00 “Exposição Bibliográfica – Temática da mobilidade, sustentabilidade, acessibilidade, saúde, ambiente”, na Sala Infantil da Biblioteca Municipal Miguel Torga;

22 Setembro

8h00-19h00 – Dia Europeu sem Carros – Fechar ao trânsito motorizado uma zona da Vila de Arganil.
9h30 – Passeio da Memória 2019.

Mais informações sobre a “Exposição Bibliográfica – Temática da mobilidade, sustentabilidade, acessibilidade, saúde, ambiente”, patente na Sala Infantil da Biblioteca Municipal Miguel Torga poderá ser consultada em http://biblioactivaler.blogspot.com/ .

A campanha Dia Europeu Sem Carros (DESC) surgiu na sequência de uma diretiva europeia relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de Setembro de 2000. Em 19 de Abril de 2002, durante a Semana Verde, em Bruxelas, foi lançada a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), a que diversos países aderiram posteriormente e que pretende exercer uma influência a longo prazo nas questões da mobilidade e dos transportes urbanos, contribuindo para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos.

Esta Edição conta com o tema inspirador “Caminhar e Pedalar em Segurança” e sob o slogan “Caminha connosco” e pretende evidenciar que caminhar e pedalar, em segurança, traz muitos benefícios quer sejam à saúde e ao Ambiente, como também na poupança.