Televisão Digital Terrestre

Como é do conhecimento público e tem vindo a ser divulgado na comunicação social, Portugal está obrigado a desligar o actual sinal de televisão analógico terrestre ( o que vai acontecer até Abril de 2012) passando os serviços de televisão em “sinal aberto” a ser garantidos pela Televisão Digital Terrestre (TDT).
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) já iniciou esse processo, sendo que essa migração para a TDT ficará concluído em Abril de 2012.

A TDT é uma tecnologia de difusão terrestre em sinal digital que também funciona através de antena e que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre.
Entre as novas funcionalidades, a TDT permite uma melhoria da qualidade do som e imagem.
Actualmente, os televisores que estão à venda no mercado já permitem a recepção da TDT, sendo apenas necessário ligar-lhe o cabo da antena. No entanto poderá ainda ser necessário redireccionar a antena receptora.
Para quem possuir um televisor convencional, será necessário adquirir um descodificador para a recepção do sinal.

Existe uma pequena percentagem da população portuguesa que não terá acesso à nova televisão digital por via terrestre, uma vez que não existe viabilidade técnica para a cobertura TDT de todo o território nacional. Para estas situações, o serviço de televisão digital com os canais gratuitos nacionais, será assegurado através de uma tecnologia alternativa, ou seja, de TDT Complementar via satélite.

A ANACOM aprovou a decisão sobre a atribuição pela Portugal Telecom Telecomunicações de um subsídio à aquisição de equipamento TDT por parte de cidadãos com necessidades especiais, grupos populacionais mais desfavorecidos e instituições de comprovada valia social, cujas determinações igualmente passaram a constituir parte integrante do título.
Assim, podem beneficiar deste programa:
– Pessoas que:
– tenham grau de deficiência igual ou superior a 60%
– sejam beneficiárias do Rendimento Social de Inserção
– sejam reformadas ou pensionistas com rendimentos inferiores a 500 euros mensais
– As instituições de carácter social e sem fins lucrativos, como hospitais públicos, centros de saúde, bibliotecas, instituições de solidariedade social, entre outros

A subsidiação será de 50% do valor do equipamento, mas nunca superior a 22 euros, e será atribuída uma única vez por cada casa e desde que esta não tenha TV paga.
A ANACOM tem ao serviço o número nacional de atendimento permanente para a TDT – 800 200 838 –  e as eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas no endereço www.tdt.telecom.pt

Como é do conhecimento público, o sinal analógico que transmite o serviço gratuito de televisão vai ser desligado em Abril de 2012, sendo substituído por um sinal digital, conhecido por Televisão Digital Terrestre, ou simplesmente TDT.

 

A TDT é uma tecnologia de difusão terrestre em sinal digital que também funciona através de antena e que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre.

 

Porque este assunto tem vindo a levantar certas dúvidas, nomeadamente no que diz respeito ao funcionamento e compatibilidade com os televisores mais frequentes, a ANACOM e DECO, com a colaboração do Município de Arganil vão realizar uma Sessão Informativa, que se realizará no dia 19 de Dezembro de 2011, pelas 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.