“Virgem com o menino” da Capela de Mucelão em exposição até 16 de maio

• “Virgem com o Menino” – Imagem da Capela de Nossa Sra. da Encarnação – Mucelão

• Exposição – Virgem com o Menino (Luísa Trindade)

• Exposição – Virgem com o Menino (Luis Paulo Costa)

• Exposição – Virgem com o Menino (Luís Paulo Costa)

• Peça em 3D – CCDRC

Peça em 3D - CCDRC
  • Peça em 3D – CCDRC

• Exposição – Virgem com o Menino

• Exposição – Virgem com o Menino (Eduardo Santos)

• Exposição – Virgem com o Menino

Encontra-se patente no espaço expositivo do Núcleo Museológico de Arqueologia de Arganil a exposição “Virgem com o Menino” que, para além desta escultura recém-restaurada e que pertence à Capela de Nossa Senhora da Encarnação do Mucelão, elucida ainda sobre todo o processo do qual a peça foi alvo, nomeadamente através do trabalho de impressão 3D da peça e de um levantamento de fotogrametria da imagem, elaborado pelos técnicos da DRCC. A inauguração da exposição, que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 e, aos sábados, das 10h00 às 12h30 até ao dia 16 de maio, decorreu na passada segunda-feira, dia 18 de abril, servindo para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O propósito da mostra temporária da “Virgem com o Menino” neste espaço, surge após esta ter sido selecionada pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra para integrar o Roteiro Turístico Santos da Casa e o livro “De Roma a Portugal – do Império ao Reino | Uma viagem de 1500 anos pela região de Coimbra”. Uma vez fragmentada, houve necessidade de intervenção, cuja responsabilidade coube ao Laboratório de Conservação e Restauro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, realizada ao abrigo de um Protocolo de Cooperação estabelecido com a Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC).

Estiveram presentes nesta simbólica inauguração o Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luis Paulo Costa; o Presidente da Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, Eduardo Santos; o Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho da Cortiça, António Dias; Luísa Trindade, coordenadora da equipa técnica do projeto da Agência de Castelos e Muralhas do Mondego que, entre outras curiosidades deu a saber que esta é uma imagem dos finais do século XV que tem paralelos absolutamente idênticos em tudo, no Museu de Arte Antiga e, o padre Lucas Pio.