“Visit’Arganil a caminhar” abre périplo de percursos pedestres em grande

 

A iniciativa “Visit’Arganil a caminhar”, promovida pelo Município de Arganil, rumou no passado domingo, à aldeia de Piódão, para cumprir o percurso PR3 – Percurso pedestre do Açor, que combina uma experiência de paisagem e património naturais com a arquitetura tão caraterística do alto concelho. O percurso, circular, totalizou 8,7 Km com início e término na aldeia de Piódão.

No arranque da caminhada e partindo do centro da aldeia, o grupo de participantes subiu à Eira para uma vista privilegiada sobre os socalcos, passou pelo Memorial Miguel Torga, rumo aos Penedos Altos. Na volta e regressando à aldeia, uma agradável surpresa esperava o grupo. Após pequena paragem para visita ao moinho da aldeia, o forno comunitário de Piódão no centro da aldeia esperava-os para a derradeira surpresa que já se fazia anunciar pelo aroma que pairava pelo caminho. Pão quente acabado de confecionar para espanto e deleite de todos.

Mais do que uma simples caminhada esta foi uma experiência que despertou todos os sentidos e que deixou as expectativas muito altas para os próximos percursos a fazer. O próximo encontro está marcado para o dia 27 de março, para cumprir o PR1 AGN – Caminho do Xisto da Benfeita – Frescura das Cascatas e as inscrições vão estar em breve disponíveis online.

 



Artigos Relacionados