Município de Arganil completa oito anos de «Compromisso Pagamento Pontual»

Depois de em 2015 se ter tornado na primeira Câmara Municipal do país a aderir ao «Compromisso Pagamento Pontual», o Município de Arganil foi distinguido com o selo de “bom pagador” pelo oitavo ano consecutivo. O diploma referente ao ano de 2022 foi recebido pela autarquia no dia 9 de fevereiro, no decurso da sessão de entrega de diplomas a empresas aderentes, que decorreu em formato online.

Garantindo que Arganil está “de corpo e alma” no Compromisso Pagamento Pontual desde o primeiro dia, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara, destaca a importância do município se assumir como um exemplo em matéria de políticas de pagamento e reconhece o impacto positivo que esse compromisso tem nas empresas do concelho.

“Entendemos que as entidades públicas devem comportar-se como as pessoas de bem e ser exemplos nas suas práticas, em particular no que diz respeito aos prazos de pagamento”, frisa Luís Paulo Costa. “Temos bem noção dos trágicos prejuízos provocados pelos atrasos nos pagamentos ao nível da destruição de empresas e emprego; razão pela qual toda e qualquer entidade pública tem a obrigação moral e legal de honrar atempadamente os seus compromissos”, reconhece o presidente da Câmara.

A cultura do pagamento a horas e a atuação rigorosa e transparente por que se pauta a autarquia refletem o firme compromisso público assumido com o tecido empresarial do concelho. Mantendo-se atendo às necessidades das empresas, o Município de Arganil volta a isentar da taxa de derrama as empresas do concelho em 2022, assim como se mantém como um dos municípios com os tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos mais reduzidos do país.

Neste início de 2022, a autarquia de Arganil é uma das 1.765 empresas e organizações do país a ostentar o selo do movimento «Pagamento Pontual a Fornecedores»; uma iniciativa desenvolvia pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), em parceria com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA).