Oficinas de Trabalho em Enxudro e Relva Velha sobre reabilitação de infraestruturas rurais e gestão de fogo

A importância da reabilitação das infraestruturas rurais e a gestão do fogo são os temas das oficinas de trabalho a desenvolver ao abrigo do projeto “Condomínio de Aldeia“, nos dias 5 e 6 de março, nas localidades de Enxudro e Relva Velha, localizadas na Freguesia de Benfeita e na União das Freguesias de Cerdeira e Moura da Serra.

A sua dinamização vai estar a cargo de Sílvia Benedito, Professora do Departamento de Arquitetura Paisagística da Universidade de Harvard, e de Helena Freitas, Professora no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. As sessões pretendem motivar o debate sobre a necessidade e a importância da defesa das aldeias e do fomento do valor dos territórios rurais, através da adoção de medidas e boas práticas que envolvam a comunidade.

“Condomínio de Aldeia” é um projeto-piloto que tem como objetivo assegurar a gestão dos terrenos existentes na zona envolvente das aldeias de Enxudro e Relva Velha, localizadas em territórios vulneráveis, na Serra do Açor, tornando-as mais resistentes às adversidades.

Ao longo dos cincos anos do projeto, será concretizado um conjunto de ações que vai permitir assegurar a alteração da ocupação do solo em espaços com excesso de combustíveis vegetais e a revitalizar e viabilizar a prática agrícola, tornando-os úteis e produtivos para as populações. É pretensão do Município de Arganil que o projeto se expanda e venha a abranger outras aldeias do concelho com as mesmas características.

O projeto “Condomínio de Aldeia”, no qual se inserem estas oficinas de trabalho, envolve um investimento de cinquenta mil euros, financiado pelo Programa de Apoio a projetos no âmbito da conservação da natureza e da biodiversidade, do Fundo Ambiental.

As inscrições para participar nestas sessões deve ser feita através do endereço eletrónico: gtf@cm-arganil.pt ou do número de telefone: 235200150.