Núcleo Museológico do Piódão

Situado no largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, o Posto de Turismo e Núcleo Museológico do Piódão é o local de acolhimento de quem visita a Aldeia do Piódão, no qual poderá obter informações sobre artesanato, alojamento, restauração, percursos pedestres e locais de interesse, de modo a que desfrute do melhor modo de tudo o que a Aldeia do Piódão tem para oferecer.

As raízes de um povo entroncam na sua memória colectiva. Olvidar o passado significa quase sempre cair na aculturação – resulta em rápida desagregação social e perda de identidade. Uma cultura só permanece viva enquanto houver um conjunto significativo de actos, objectos e histórias reconhecíveis por todos como pertencendo a um legado comum. Esta herança identitária – corpus cultural recebido e transmitido entre pais e filhos – é a base da coesão comunitária, o cimento sobre o qual se podem, com segurança, erguer os alicerces dos dias que estão para vir.

Este Museu pertence por isso, em primeiro lugar, aos habitantes da freguesia do Piódão. Recordar o seu passado é também uma forma de contribuir para a construção do seu futuro.
Quanto aos turistas que nos visitam, fazemos votos de que este espaço os ajude a entender um pouco melhor a alma do lugar. É importante sentirem que aqui – no coração de pedra da montanha – cada casa tem uma respiração própria, cada objecto uma história para contar e cada pessoa a dignidade de uma vida por detrás.

 

Localização e contactos:
Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira
6285 – 018 Piódão
E-mail: museu.piodao@cm-arganil.pt

Horário de Funcionamento
De 15 de Junho a 15 de Setembro
De Segunda-Feira a Domingo: 10H00 – 13H00 e 14H00 – 18H00
De 16 de Setembro a 14 de Junho
De Segunda-Feira a Domingo: 09H00 – 13H00 e 14H00 – 17H00