Abastecimento de água em Arganil recebe investimento de 4 milhões de euros

A construção da nova captação de água do subsistema Alagoa/Feijoal, em Arganil, vai ser alvo de um investimento de 900 mil euros por parte da empresa Águas do Centro Litoral (AdCL). A empreitada, cujo concurso foi lançada em meados do passado mês de janeiro e que decorre até dia 26 de fevereiro, tem em vista não só a construção de uma nova captação, como a reabilitação da captação existente e a construção do edifício de exploração.

Depois da empreitada de construção da ambicionada Estação de Tratamento (ETA) do mesmo subsistema de Alagoa/Feijoal, lançada em março do ano passado e já adjudicada à MRG Construction, por 2.999.984,70€, a captação de água no mesmo subsistema vem concretizar um desejo há muito ansiado pelo Município e pelos Arganilenses.

Trata-se de um investimento total de cerca de 4 milhões de euros por parte do grupo Águas de Portugal, que vem permitir reforçar o sistema de abastecimento e melhorar a qualidade da água fornecida às populações. Com o renovado subsistema de Arganil – SAA Alagoa/Feijoal, será abandonado o subsistema autónomo com captação de água do Feijoal, até agora existente, passando a fazer-se o transporte da água através desta Estação de Tratamento da Alagoa até ao Feijoal.

Esta é a segunda de cinco intervenções previstas pela AdCL no concelho de Arganil durante 2018. Até ao final do ano, aquela empresa prevê o lançamento das restantes três empreitadas de abastecimento de água, que visam a reabilitação dos sistemas do Alqueve, na Freguesia de Folques, de Pomares e de Vila Cova de Alva.