Agrupamento de Escolas de Arganil comemora Dia Internacional do Eco-Escolas

• Eco-Escolas

O Agrupamento de Escolas de Arganil assinalou, no passado dia 7 de novembro, o Dia Internacional do Eco-Escolas, com a entrega do galardão Bandeira Verde a todos os estabelecimentos do Agrupamento de Escolas de Arganil, numa sessão que decorreu na Praça Simões Dias, que contou com a presença de cerca de 500 alunos, seus professores e assistentes.

Os galardões foram entregues pela Vereadora da Educação, Prof. Graça Lopes e pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Dra. Anabela Soares, aos alunos representantes de cada uma dos estabelecimentos escolares que, orgulhosos, os exibiram perante os colegas. A Directora do Agrupamento, ladeada pelos professores cordenadores do Programa Eco-escolas de cada estabelecimento, reconheceu o bom nível do trabalho desenvolvido por todos, que permitiu a obtenção de alguns prémios a nível nacional, bem como a excelente mostra patente na exposição. A Vereadora da Educação aproveitou a ocasião para felicitar toda a comunidade educativa pelos resultados alcançados no referido Programa, fazendo com que Arganil fosse distinguida pela ABAE como “Município 100% Eco-escolas”, deixando o desafio para que a Escola continue a promover e a melhorar o seu desempenho ambiental contando, inequivocamente, com a parceria do município.

Após a sessão, teve lugar a visita inaugural à exposição “Eco-Escolas”, patente até ao dia 11 de novembro no Átrio da Câmara Municipal e que contempla trabalhos manuais de todas as escolas envolvidas, no âmbito da Educação e Sustentabilidade Ambiental.

Posteriormente alunos e professores rumaram ao Parque Verde Urbano do Sub-Paço para uma aula de Zumba, orientada pelo Prof. Arménio, na qual alunos e professores em grande harmonia seguiam os passos de dança sob a orientação do instrutor, seguindo depois para cada uma das suas escolas.

O hastear de Bandeira Verde em cada uma das escolas, que contará com a presença dos respectivos Presidentes das Juntas/Uniões de Freguesia, terá lugar nos dias 9 de novembro: JI/EB1 de São Martinho da Cortiça e EB 2,3 de Arganil; 11 de novembro: JI/EB1 de Coja, JI/EB1 de Pomares, JI/EB1 de Sarzedo, EB 2, 3 Prof. Mendes Ferrão de Coja e Escola Secundária de Arganil; 14 de novembro: a JI/EB1 de Pombeiro de Beira e no dia 16 de novembro: JI/EB1 de Arganil.