Apresentação do novo Portal das Bibliotecas do Concelho de Arganil

Ontem, 24 de janeiro, decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Arganil a apresentação do novo portal das Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Iniciou a sessão a Senhora Vice-Presidente, Dra. Paula Dinis que começou por agradecer a presença de todos. Congratulou-se com a apresentação do novo portal das Bibliotecas do Concelho que coloca o Concelho de Arganil entre os Concelhos mais avançados no que diz respeito às novas tecnologias nas Bibliotecas Públicas e Escolares.

Destacou o papel pioneiro da Biblioteca Municipal de Arganil neste domínio e referiu como datas marcantes a criação do 1º website da Biblioteca Municipal em 2001; a criação do grupo de Trabalho das Bibliotecas do Concelho em 2006 que deu origem aos protocolos assinados com os Agrupamentos de Escolas do Concelho fundamentais para o trabalho colaborativo na criação do Catálogo Concelhio em 2008, numa parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares. Seguindo uma ordem cronológica referiu que em 2011 foi criado o 1º Portal das Bibliotecas do Concelho já com novas funcionalidades, alojando o Catálogo Concelhio e a Hemeroteca do Concelho e que agora se dava mais um passo perseguindo modelos de melhor qualidade que acompanham o evoluir constante das novas tecnologias.

Carlos Castanheira, que desenhou o novo Portal, também referiu o papel pioneiro da Câmara Municipal de Arganil / Biblioteca Municipal neste domínio. Na apresentação do novo Portal destacou o facto de este ser suportado por uma plataforma wordpress, que lhe confere mais segurança, mais ferramentas e funcionalidades, respeita as normas internacionais de acessibilidade e usabilidade e apresenta a nova tecnologia “responsive” que permite adaptar os conteúdos do Portal aos vários tamanhos dos equipamentos de leitura como seja em iPad e smartphones, o que se traduz numa maior acessibilidade ao Portal.

Margarida Fróis Coordenadora da Biblioteca Municipal congratulou-se por mais este passo que coloca a Biblioteca Municipal de Arganil entre as Bibliotecas mais avançadas em termos tecnológicos na difusão da informação.
Numa visita guiada ao Portal destacou o facto de este ser uma porta aberta para o conhecimento através da informação que contém, mas também através dos inúmeros links que disponibiliza e que permitem viajar comodamente pelo mundo.

Numa breve apresentação dos conteúdos do Portal levou-nos pelas Bibliotecas do Concelho através da parceria com o Agrupamento de Escolas, pelo Património Concelhio, História e Património Imaterial; pela vida e obra de Personalidades marcantes no passado comum. Referiu ainda como a informação é ilustrada com documentos digitais em formatos apelativos, fotografias e vídeos e onde a Hemeroteca Concelhia tem um papel fundamental na divulgação de artigos de jornais que fazem também a História do Concelho de Arganil.

Referiu ainda o Catálogo Bibliográfico Concelhio que junta os registos bibliográficos das 11 Bibliotecas Públicas e Escolares; os blogues: “Leituras Cruzadas” e “Biblioactiva.ler”; as páginas dedicadas às crianças e aos jovens; as notícias. Um mar de informação que faz deste Portal Uma Porta Aberta Para O Conhecimento, disse.

Encerrou a sessão a Senhora Vice-presidente que agradeceu a todos os técnicos do Município que estiveram e estão envolvidos neste trabalho, considerando que este é uma mais-valia para o enriquecimento do Concelho de Arganil.

 



Artigos Relacionados