Prazo de candidaturas ao apoio para reconstrução das casas ardidas termina no final de janeiro

Os proprietários das habitações permanente afetadas pelo incêndio de outubro têm até dia 31 de janeiro para submeter a candidatura ao apoio para construção, reconstrução ou conservação dos seus lares, comunicou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Regional do Centro (CCDRC). A formalização do pedido de apoio é feita através de um formulário, preenchido com o auxílio e orientação dos técnicos da Câmara Municipal, responsáveis por proceder posteriormente à validação e encaminhamento dos processos para a CCDR Centro.

Decorridos mais de três meses desde a data do incêndio, considera a CCDR Centro premente que se concluam os processos relativos ao Programa de Apoio à Reconstrução, para se dar início com a rapidez necessária aos procedimentos de contratação pública que permitam adjudicar as empreitadas. Por regra, o apoio às habitações com danos superiores a 25 mil euros é feito em espécie, o que significa que reconstrução fica a cargo da CCDR Centro.

A dar resposta às questões, pedidos e dúvidas dos munícipes que viram as suas casas permanentes afetadas pelo avassalador incêndio de 15 de outubro está o gabinete de apoio ao Programa de Reconstrução das Habitações da Câmara de Arganil, a funcionar em plena articulação com a CCDR Centro, cujo profissionalismo e empenho revelados desde o início do processo permitiram que Arganil se tornasse no primeiro concelho a beneficiar dos tão necessários e desejados apoios destinados à recuperação das habitações.