Arganil é a única autarquia do distrito de Coimbra a devolver totalidade do IRS aos munícipes

Arganil é um dos poucos municípios a contrariar a tendência nacional no que diz respeito à devolução do IRS aos seus munícipes. Além figurar no restrito grupo das 24 autarquias do país a prescindir da totalidade do imposto a que teria direito por lei (5%), surge como caso isolado no distrito de Coimbra, à semelhança do ano passado.

Esta decisão de praticar o desconto máximo de IRS, ao contrário do que acontece com a grande maioria das 308 autarquias do país, assenta numa consciente política de responsabilidade social e contribui de forma direta e vincada para Arganil se afirmar como um concelho amigo das famílias.

“Decidimos devolver aos nossos munícipes a totalidade da verba a que o município teria direito através do Estado central, na certeza de que estamos a fazer a diferença no dia-a-dia das pessoas, contribuindo para o equilíbrio do orçamento familiar”, frisa Luís Paulo Costa, presidente da Câmara.

A preocupação de colocar as pessoas no centro das políticas municipais não se esgota na devolução dos 5% de IRS cobrado nos limites territoriais do concelho. Os benefícios fiscais previstos pela autarquia incluem a implementação da taxa de IMI mais baixa do país (0,3%) e tarifários reduzidos ao nível do abastecimento de água, saneamento de águas residuais e resíduos sólidos urbanos.

A este propósito, e com o intuito de minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19, a fatura das famílias do concelho foi reduzida em 50% nos meses de março e abril, representando um investimento camarário de 140 mil euros.