Feira semanal de Arganil reabre na próxima quinta-feira com limitações

A Câmara Municipal de Arganil reabre a feira semanal na próxima quinta-feira, dia 21 de maio, de acordo com o Despacho Municipal GP 10/2020 emitido e, seguindo as medidas de contenção e combate à pandemia por SARS-COV-2, da Direção Geral de Saúde. O Mercado Municipal de Arganil encontra-se aberto, com limitações, desde a passada quinta-feira dia 14 de maio.

A reabertura da feira semanal vai ser gradual e vai para já centrar-se em produtos agroalimentares, nomeadamente: minimercado, talho, peixaria, padaria, frutaria e produtos hortícolas para consumo; restauração e similares; flores, plantas, hortícolas, árvores, sementes, especiarias e venda de animais. O horário de funcionamento ao público é entre as 8h00 e as 14h00 e no espaço delimitado apenas podem estar simultaneamente 100 pessoas.

Esta medida surge no âmbito da declaração de situação de calamidade pública e da qual resulta o levantamento gradual das restrições, dando ainda cumprimento à resolução n.º 38/2020 do Conselho de Ministros, que estabeleceu medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia.

É importante frisar que na visita à Feira Semanal não deve deixar de observar a necessidade e obrigatoriedade do escrupuloso cumprimento das medidas de segurança, nomeadamente o uso de máscara ou máscara e viseira, o distanciamento físico indispensável (2m) à contenção da infeção, a permanência apenas pelo tempo estritamente necessário, a desinfeção das mãos sempre que necessário em locais próprios para o efeito no local (ou utilização de luvas) e o cumprimento da etiqueta respiratória. Tais limitações estão também impostas aos vendedores.

Os Quiosques e Bares afetos à Feira Semanal passam também, para além de abertos ao público, a incluir esplanada, que vai funcionar desde que se verifiquem e sejam respeitadas as orientações da DGS para o sector da restauração. Tanto nos quiosques e bares como nas restantes bancas da feira, deve promover-se a contenção, tanto quanto possível, pelos trabalhadores ou pelos clientes, no que respeita ao toque em produtos ou equipamentos bem como em artigos não embalados, os quais devem preferencialmente ser manuseados e dispensados pelos trabalhadores. Em todas as situações devem prioritariamente ser atendidos, os profissionais de saúde, os elementos das forças e serviços de segurança, de proteção e socorro, o pessoal das forças armadas e de prestação de serviços de apoio social.

A Câmara Municipal de Arganil relembra que a abertura deste espaço de comércio ao ar livre pressupõe, tal como nos locais fechados, o cumprimento de regras e recomendações, de forma a garantir um regresso à normalidade com a máxima segurança, quer para clientes como para vendedores.

Regras de funcionamento e orientações – Feira Semanal

Plano de contingência – Mercado municipal e Feira semanal – COVID-19