Arganil vai estar “À Beira do Fado” após candidatura de Programação Cultural em Rede aprovada

A Câmara Municipal de Arganil viu aprovada a candidatura submetida ao CENTRO 2020 no âmbito da Programação Cultural em Rede, designada “À Beira do Fado”. Em apreço está o investimento na promoção e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios, designadamente através da sua valorização turística, por via da realização de eventos associados ao património e cultura em rede a nível intermunicipal e regional, intensificando assim a projeção da imagem das regiões.

A candidatura promovida e liderada por Arganil e, que tem como parceiros os Municípios de Pampilhosa da Serra e Oliveira do Hospital, foi contemplada pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro, com um financiamento FEDER de 299 997,00 euros.

O projeto “À Beira do Fado” centra-se, naturalmente no Fado e pretende no conjunto das 25 atividades culturais que o compõem, promover aquela que foi a primeira expressão artística declarada Património Imaterial da Humanidade em Portugal, numa programação dinâmica, que alia a tradição à contemporaneidade e na qual se valoriza o território, considerando o papel de destaque dos agentes, grupos e associações culturais locais no projeto.

A par desta, encontra-se em fase de aprovação o projeto “Portas do Céu” cuja liderança pertence ao Município de Pampilhosa da Serra e na qual são parceiros os Municípios de Arganil e Góis.

Estes e outros projetos culturais em rede ora aprovados e nos quais estão envolvidos os municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da região de Coimbra, vão contribuir não só para mitigar as dificuldades e impactos negativos que a crise pandémica desencadeou no seio cultural, artístico e associativo, como igualmente dão visibilidade e reconhecimento ao potencial criativo e cultural do território, associando de forma inequívoca, uma proximidade e reforço à oferta turística dos territórios abrangidos pela operação.