Encontro Anual de Idosos na Biblioteca Municipal

O Auditório da Biblioteca Municipal encheu-se de pessoas que vieram de 10 Lares e Centros de Dia do Concelho para confraternizar à volta das leituras, das canções e da música.

Num ambiente de grande cumplicidade cada Instituição foi dando o seu contributo para a festa. Santa Casa da Misericórdia de Arganil com o Lar de Arganil e o Centro de Dia de Secarias, Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova, Cáritas Diocesana, que representa os Lares e Centros de Dia de Pombeiro da Beira / S. Martinho da Cortiça e Pomares; Centro Social e Paroquial de Sarzedo, Centro Social e Paroquial de Côja; Associação Humanitária de Barril do Alva; Centro Social da Freguesia de Cepos e Assistência Folquense.

Esteve presente a Senhora Vice-presidente, Paula Dinis que saudou e agradeceu a presença de todos. Referiu com apreço o trabalho desenvolvido ao longo dos anos pela Biblioteca Municipal nesta parceria com as Instituições de Solidariedade Social.

O Técnico Jorge Abílio, que monitoriza este serviço junto dos utentes das IPSS, referiu o seu contentamento por todos terem respondido afirmativamente ao convite, inclusive aqueles que iniciaram recentemente esta parceria.

Margarida Fróis, Coordenadora da Biblioteca Municipal apresentou o Blogue “Leitura das Memórias”, que pretende divulgar a recolha de memórias feita junto dos idosos em vários formatos: texto, fotografia e vídeo. Durante o mês de fevereiro o blogue será explorado em cada Instituição visitada.

Queremos deixar um agradecimento especial à prof. Graça Moniz e à Maria Conceição Santos pela sua excelente colaboração neste trabalho, como voluntárias de leitura. Muito obrigada.

Após mais de duas horas de intensa animação, seguiu-se um magnífico lanche partilhado com o que cada Instituição trouxe para a festa.



Artigos Relacionados