Fórum "Arganil+ Desenvolvimento Económico"

  • Fórum Arganil+ Desenvolvimento Económico

  • Fórum Arganil+ Desenvolvimento Económico

  • Fórum Arganil+ Desenvolvimento Económico

  • Fórum Arganil+ Desenvolvimento Económico

  • Fórum Arganil+ Desenvolvimento Económico

  • Fórum Arganil+ Desenvolvimento Económico

 

O Município de Arganil promoveu, no passado dia 13 de Abril, no Auditório da Cerâmica Arganilense, o Fórum “Arganil+ Desenvolvimento Económico”.

Este evento visou dar a conhecer as medidas locais a implementar pelo Município de Arganil no que diz respeito ao Desenvolvimento Económico; dar a conhecer o Programa “Valorizar – Criar Valor com o Território”; as Medidas de Apoio ao Emprego; e a monotorização da implementação do Plano Estratégico do Turismo no Concelho de Arganil.

O  1º painel, denominado de “Medidas Locais e Nacionais de Apoio ao Desenvolvimento Económico”, foi iniciado pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Eng.º Ricardo Pereira Alves, que fez uma breve caracterização económica do Concelho e apresentou 5 medidas a implementar pelo Município de Arganil a curto prazo, nomeadamente:

– a criação do Gabinete Arganil+ Desenvolvimento Económico, que iniciará  no dia 2 de Maio, e tem como objetivos o apoio às empresas na elaboração de candidaturas a Fundos Europeus, facilitar contatos com Entidades Públicas e Privadas, acompanhar e agilizar o licenciamento comercial e industrial, identificar áreas de negócios favoráveis ao investimento e estimular o empreendedorismo;

– a criação do Catálogo Digital de Empresas, Produtos e Serviços  do Concelho de Arganil, que pretende dar a conhecer as empresas, saber o que produzem e que serviços prestam, estimular a comercialização interconcelhia de produtos e serviços e fomentar parcerias entre empresas do Concelho. Este catálogo estará disponível a partir de 1 de Junho;

– a criação do espaço “Arganil Coworking”, o qual visa a partilha de um espaço entre profissionais de diferentes áreas, tendo como objetivo partilhar conhecimentos, mantendo um ritmo de trabalho independente. Este espaço estará disponível a partir de 15 de Maio, no Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil;

– a implementação de um Curso de Empreendedorismo, com o objetivo de desenvolver competências pessoais e ferramentas técnicas de apoio à promoção de projetos empresariais, apoiar a definição da estratégia para um adequado posicionamento de mercado e análise financeira preliminar, elaboração de Planos de Negócios de projetos promissores e a contribuição para a criação de Novas Empresas;

– no seguimento do Curso de Empreendedorismo, o Município de Arganil promoverá um Concurso de Ideias de Negócio, com vista a estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas, sendo que os melhores projetos poderão usufruir de incubação gratuita no Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil, por determinado período de tempo.

Seguidamente tomou a palavra o Dr. Carlos Ferreira, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do centro, que apresentou a medida “Valorizar – Criar Valor com o Território”, a qual visa favorecer o crescimento económico sustentável e elevar o investimento empresarial, o emprego e a competitividade.

Por fim, a Dr.ª Fernanda Maria Dias, Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, apresentou algumas medidas de apoio ao emprego, nomeadamente:

– Impulso Jovem – Passaportes;

– Estágios Profissionais;

– Medida Estímulo 2013;

– Apoio à contratação de desempregados com idade igual ou superior a 45 anos;

– Apoio à contratação Via Reembolso da Taxa Social Única (TSU).

No 2º Painel, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil apresentou a evolução verificada no setor do Turismo no seguimento da implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Concelho de Arganil, nomeadamente nas seguintes áreas:

– Conceção e Desenvolvimento de Produtos Turísticos e Estruturação da sua oferta;

– Marketing do Destino e dos Produtos Turísticos;

– Criação, reabilitação e aproveitamento de infra-estruturas e Desenvolvimento de Serviços de apoio;

– Desenvolvimento do Capital Humano.