IPAI organiza 1º Fórum de Gestão de Risco, Controlo Interno e Auditoria Interna para profissionais da região centro, em Arganil

O IPAI – Instituto Português de Auditoria Interna realiza, em colaboração com o ISCAC – Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Coimbra e com o Município de Arganil, o 1º Fórum de “Gestão de Risco, Controlo Interno e Auditoria”, no próximo dia 12 de Abril pelas 9h30h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil.

A gestão de risco é uma problemática transversal a qualquer entidade, seja ela pública ou privada. A eficiência e eficácia na execução dos processos operativos só pode ser garantida se forem conhecidos os riscos inerentes, pelo que, a gestão de topo carece de ferramentas que permitam controlar riscos, desperdícios e erros, criando-se assim, mecanismos internos de criação de valor.

Neste sentido o IPAI, organismo de referência para a função de auditoria interna em parceria com o ISCAC – Coimbra Business School, instituição de ensino que pretende formar os profissionais para o exercício da função de auditoria interna e com a colaboração do Município de Arganil, organizam o 1º Fórum de Gestão de Risco, Controlo Interno e Auditoria, visando desenvolver um espaço de debate aos profissionais da região centro.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição, que deverá ser feita através do endereço eletrónico: ipai@ipai.pt ou bs@iscac.pt, até dia 10 de abril, indicando nome, função e organização onde é exercida.

PROGRAMA:

– O CONTROLO INTERNO E A GESTÃO DE RISCO NAS AUTARQUIAS e EMPRESAS –

09:30h Receção dos participantes

9:45h Sessão de Abertura com:

Presidente da Câmara de Arganil,

Presidente da Direção do IPAI,

Presidente do ISCAC‐Coimbra Business School

10:15h “Porquê o controlo interno e a gestão de risco nas organizações?”

Joaquim Pinheiro ‐ IPAI

Rui Rio – ex‐Presidente da Câmara Municipal do Porto

11:30h Intervalo para Café e Contactos

11:45h “Como pode a auditoria interna ser uma valiosa ajuda para o controlo Interno e gestão de risco?”

A Auditoria interna nas autarquias em Portugal – Sofia Félix, Câmara Municipal de Tábua

Um caso do sector empresarial do Estado ‐ Ana Mafalda Costa, H.D. Figueira da Foz,

EPE Caso das empresas – João Carlos, Grupo MRG e Ana Gonçalves, Grupo Ascendum

13:00h Debate