Município de Arganil apoia programa para administração gratuita da vacina da gripe nas farmácias

O Município de Arganil celebrou novo protocolo com a Associação Dignitude que, no âmbito da “Emergência abem: COVID-19” integra o programa “Vacinação SNS Local”. Esta resposta solidária surge com o intuito de ampliar os meios e recursos disponíveis para a vacinação contra a gripe sazonal, dos munícipes com idade mais avançada, protegendo assim os mais vulneráveis dos problemas e desafios gerados pela pandemia.

De acordo com este protocolo, as farmácias comunitárias vão apoiar o Sistema Nacional da Saúde na vacinação contra a gripe, o que para além de concorrer para a diminuição de afluência e concentrações nos centros de saúde, vai possibilitar que os utentes maiores de 65 anos sejam vacinados gratuitamente numa das farmácias do concelho e da sua preferência. O Município de Arganil estima com esta medida beneficiar 1.000 seniores, assegurando em regime de complementaridade com a Associação Dignitude, 90% das despesas de administração. Fica ainda a garantia de que estas são administradas exatamente nas mesmas condições de conforto e segurança em que tal é feito nos centros de saúde, unidades locais de saúde ou unidades de saúde familiar.

Recorda-se que o Município de Arganil foi um dos primeiros municípios do país a celebrar protocolo com a Associação Dignitude responsável pelo programa “Abem: rede solidária do medicamento”. No contexto de pandemia reforçou a sua parceria ativando o Fundo de Emergência Abem: Covid-19, com o objetivo de zelar pelos seus munícipes, sobretudo pelos que mais cuidados inspiram e que mais riscos apresentam neste contexto de pandemia.