01 Publicacao Geral

Município de Arganil associa-se às comemorações dos 50 anos sobre o 25 de abril com programa cultural

O Município de Arganil, unindo-se às comemorações anunciadas e que se vão realizar um pouco por todo o país, celebra durante o próximo mês, o cinquentenário do 25 de abril, marco da democracia em Portugal e símbolo das grandes transformações económicas, sociais e culturais no país desde então.

Sob o mote: recordar, partilhar, aprender, ensinar, debater e celebrar, 50 anos depois, pretende destacar aquelas que foram as principais conquistas que este acontecimento legou a Portugal e aos portugueses, não deixando cair no esquecimento a sua importância histórica.

A programação destas comemorações em Arganil vai contar com algumas exposições a começar logo no início do mês de abril, nomeadamente: “Ditadura, Democracia, Liberdade”, a inaugurar no dia 4, no Átrio Guilherme Filipe, seguida de uma conversa sobre o tema no Salão Nobre dos Paços do Concelho; “O Legado de um Cravo”, com inauguração marcada para o dia 11 de abril no exterior da Biblioteca Municipal Miguel Torga e posterior conversa no interior e, em 18 de abril, “Arganil 25 de Abril: Memórias de Outrora” no Átrio da Biblioteca Municipal Miguel Torga e posterior conversa no seu Auditório.

No dia 21 de abril, pelas 16h00, o músico conterrâneo Fernando Pereira sobe ao palco da Praça Simões Dias, com a sua Real Companhia, num concerto que resulta da união deste grupo musical com a Orquestra Didática Passo-por-Compasso da Escola Pauta em Movimento, para um momento inédito, no qual são esperadas “Trovas de Abril e outras Cantigas”.

A véspera do dia 25 de abril, vai ser dedicado a uma visita à obra do Prof. António Ventura, no Hotel de Arganil pelas 17h30, seguido de uma conversa neste agradável espaço, sobre “A influência do 25 de Abril na Cultura de Arganil”.

A programação para aquele que ficaria gravado na história de Portugal e na memória dos portugueses, como o Dia da Liberdade, vai iniciar pelas 9h30 nos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira de Portugal ao som do Hino Nacional, executado pela Associação Filarmónica de Arganil, momento solene ao qual se seguirá, no Salão Nobre, uma Assembleia Municipal. Durante a tarde deste mesmo dia, pelas 16h00, sobe ao palco da Praça Simões Dias, a Orquestra Ligeira do Exército, para presentear o público com algumas peças que recordam abril.

A programação do cinquentenário do 25 de Abril encerra no final do mês, dia 28, com um concerto da Associação Filarmónica de Arganil, marcado para as 16h00 na Praça Simões Dias e, que tem como tema “Música é liberdade”.

Celebrar Abril é hoje mais importante do que nunca, é valorizar a liberdade, a democracia e a igualdade, é manter vivo o presente, sem esquecer o passado, de olhos postos no futuro. É lembrar, é reavivar é trazer de trás para a frente e celebrar.

Junte-se a nós!

01 Programacao Abril