Município de Arganil reforça aposta no ensino especializado de música

O Município de Arganil celebrou com o Conservatório de Música de Coimbra e com o Agrupamento de Escolas de Arganil o protocolo que garante a continuidade do Polo da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra em Arganil por mais cinco anos.

Durante a sessão de assinatura, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, o presidente da autarquia, Luís Paulo Costa, revelou-se satisfeito com a continuidade e reforço do ensino especializado de música em Arganil, “depois de um processo de cincos anos bem-sucedidos, em resultado da aposta e do esforço conjunto dos três parceiros, numa perspetiva de potenciar os recursos do território”.

O Polo de Música funciona na EB 2,3 de Arganil e conta com cerca de 100 alunos, distribuídos pelo regime articulado (ajustado à componente curricular) e o supletivo (independente do ensino regular). O número de alunos inscritos permite a criação de uma turma por cada ano, entre o 5.º e o 9.º, na EB 2,3 de Arganil e na EB 2,3 Professor Mendes Ferrão, em Côja. O Polo de Arganil é, ainda, frequentado por alunos do concelho de Góis.

O apoio do Município de Arganil inclui o transporte dos alunos para a frequência das aulas, a aquisição de instrumentos musicais de acordo com as necessidades sinalizadas e a colaboração logística na realização de espetáculo.

Luís Paulo Costa evidenciou a importância do ensino da música no crescimento e no desenvolvimento dos jovens, destacando, em simultâneo, o papel determinante que o Conservatório de Música tem nas instituições que funcionam diariamente no concelho. “Nesta matéria, não posso deixar de destacar o papel de Artur Dinis, presidente da Associação Filarmónica de Arganil, enquanto motor e catalisar deste processo [em 2018]”, recordou Luís Paulo Costa. “As nossas filarmónicas e as nossas Tunas tiveram uma melhoria abissal em termos de qualidade de execução nos últimos 20 anos”.

O diretor do Conservatório de Música de Coimbra manifestou a sua vontade em ver alargado a componente artística no concelho. “Arganil está numa zona muito importante para a extensão do Conservatório de Música” e o “o seu alargamento pode significar uma oportunidade de desenvolvimento económico e cultural da própria zona”, referiu António Devesa, certo de que o presidente da Câmara “olha para o ensino artístico como um investimento para o concelho”.

Anabela Soares, Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, manifestou-se satisfeita com a renovação do ensino artístico em Arganil e confiante nos desafios futuros. “Tenho a certeza de que a Câmara Municipal e o Conservatório de Música irão ao encontro da melhor solução para os ultrapassar”.

Flauta transversal, oboé, clarinete, trompete, trombone, trompa, tuba e percussão estão entre a oferta formativa do Polo de Ensino Artístico de Arganil.