Município de Arganil vai pavimentar oito ruas na freguesia de Secarias

Oito ruas da freguesia de Secarias vão ser alvo de intervenção, no âmbito do abrangente programa de reabilitação da rede viária municipal, que envolve um investimento superior a sete milhões de euros no mandato autárquico que termina este ano.

O anúncio foi feito na passada segunda-feira, 28 de junho, pelo presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, à margem da jornada de trabalho realizada pelo executivo camarário naquela freguesia, integrada no ciclo de Presidência Participativas.

Repartidas por duas empreitadas diferentes, as intervenções totalizam uma verba de cerca de 113 mil euros e abrangem o acesso à localidade de Vale Peitalva, a Rua da Escola, a Rua do Progresso, a Rua António Duarte Gonçalves, a Rua São Miguel, a Rua dos Três Bacelos, a Rua José Borges Leitão e a Rua Dr. Fernando Vale, em Secarias.

“Todos estes melhoramentos que nos preparamos para iniciar dão reposta às pretensões da população da freguesia de Secarias, melhorando e tornando mais comodas as deslocações das pessoas no seu dia-a-dia”, referiu Luís Paulo Costa durante a apresentação dos projetos.

António Souto, presidente da Junta de Freguesia, manifestou-se satisfeito pela “boa notícia”, referindo que, “até ao final do mandato, pode e deve trabalhar-se dentro do que é normal, e o que as Secarias esperam é que as obras sejam concluídas”.

Os trabalhos previstos procedem a reabilitação da rede de abastecimento de água na sede de freguesia, que envolveu a substituição de condutas e a remodelação dos ramais, tendo em vista redução de perdas de água no sistema de distribuição e a diminuição de ocorrências de roturas e avarias, melhorando o serviço prestado à população.

Prevê-se que as obras na localidade de Vale Peitalva e na Rua da Escola tenham início no decurso do mês de julho, sendo que o contrato que inclui os restantes arruamentos será celebrado em breve. Apesar de mais atrasada, por razões que se pendem com a empresa construtora, a segunda empreitada, acredita o presidente da autarquia, vai ser executada durante o verão.