Obras na ponte da Barreira motivam corte de trânsito a partir de 30 de maio

As obras de reabilitação da ponte da Barreira, na Rua Dr. Alberto Moura Pinto, em Arganil, vão motivar o corte do trânsito rodoviário e pedonal a partir de segunda-feira, 30 de maio. A circulação vai estar interdita a veículos durante o decorrer dos trabalhos, até 25 de julho, sendo previsível que a circulação pedonal seja retomada no final do mês de junho. Durante este período, o trânsito será desviado pelo Parque Verde Urbano do Sub-Paço, conforme indicado no mapa [em cima].

A ponte existente sobre a ribeira de Folques será demolida e substituída por uma nova estrutura, tendo em vista a resolução dos problemas estruturais identificados. Pretende-se, por outro lado, tornar a ponte mais agradável do ponto de vista paisagístico e proceder à ampliação do passadiço, permitindo levar o trânsito pedonal até ao Parque do Sub-Paço. Abrangida pelo projeto está, ainda, a consolidação da margem direita da linha de água.

Esta intervenção integra a segunda fase da empreitada de requalificação do espaço público de Arganil, que incide sobre outros quatro pontos da vila: a Rua Congregação das Filhas de São José; a Avenida Irmãos Duarte; a Rua do Mercado de Arganil e a Rua Dr. Armando Vasconcelos de Carvalho. Em causa está um investimento de 460 mil euros na criação de melhores condições de segurança e circulação rodoviária e pedonal.

“Continuamos empenhados na modernização da nossa vila e em tornar o espaço público mais agradável e mais cómodo para os arganilenses”, refere Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, solicitando a melhor compreensão dos munícipes para os constrangimentos que decorrem das obras. “Comprometemo-nos a minimizar os transtornos ao máximo e a garantir que as dificuldades de agora serão as facilidades e os melhoramentos de amanhã”.

Recorde-se que a primeira fase da intervenção de requalificação do espaço público da vila de Arganil, no valor de 360 mil euros, ficou concluída no final de 2020 e considerou a recuperação e valorização do Largo Ribeiro de Campos; da Rua 5 de Outubro e Rua Comendador Lopes da Costa; da Rua Jornal de Arganil e da Rua António Galvão (até à sede da Associação de Combatentes do Concelho de Arganil).