Por um estilo de vida saudável – Dia Mundial da Alimentação

 

No passado dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação. Numa parceria entre o Município de Arganil, o Agrupamento de Escolas, através do Curso de Educação e Formação de Acção Educativa, e a Equipa de Saúde Escolar, do Centro de Saúde, foram levadas a cabo um conjunto de actividades destinadas aos alunos do 1º Ciclo da Escola Básica de Arganil.

Os alunos do CEF1A prepararam e dinamizaram várias atividades ligadas à temática da alimentação saudável e da actividade física, dirigidas às crianças do 1º Ciclo:

– Determinação do Índice de Massa Corporal;

– Criação e explicação da Roda dos Alimentos;

– Explicação das regras de Higiene Oral e Pessoal;

– Jogos diversos;

Foram ainda construídas, pela turma do CEF1A, duas rodas dos alimentos, posteriormente oferecidas aos alunos do Pré-Escolar e do 1º ciclo da Escola Básica, tendo sido afixadas na Cantina Escolar, de maneira a recordar a todos, as porções certas para uma alimentação saudável e equilibrada.

No final de um magnífico almoço-convívio, a roda dos alimentos foi inaugurada, pela Direcção do Agrupamento de Escolas de Arganil, na presença de todos os alunos, professores, funcionários e equipa da saúde escolar.

Durante a tarde, foi confeccionada, pelos alunos do 4º Ano, uma Salada de Fruta para toda a comunidade escolar, com a coordenação e supervisão dos funcionários do Município de Arganil.

Todas as iniciativas levadas a cabo permitiram sensibilizar a comunidade escolar para os benefícios de uma alimentação saudável e a importância da prática de actividade física, uma das áreas prioritárias do Projecto de Educação para a Saúde (PES).



Artigos Relacionados