Praias Fluviais da Cascalheira e Ronqueira escolhidas para as comemorações do Dia Internacional da Juventude na Região Centro

• Whatsapp Image 2022 08 09 At 09.31.23
  • Whatsapp Image 2022 08 09 At 09.18.16
  • Whatsapp Image 2022 08 09 At 09.18.18

Foram apresentadas esta segunda-feira em conferência de imprensa, as iniciativas que pretendem assinalar o Dia Internacional da Juventude, na Região Centro, que se celebra na próxima sexta-feira, dia 12 de agosto.

Resultado de sinergias criadas entre a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra (FAJDC), Instituto Português do Desporto E Juventude (IPDJ) e os Municípios de Arganil e Tábua, as praias fluviais da Cascalheira e da Ronqueira foram os lugares eleitos para a dinamização de um leque de atividades que convidam os jovens da região a contactar com a paisagem natural do rio Alva enquanto se aventuram ao som de DJ’s convidados.

A parceria estabelecida na ótica da Vereadora da Câmara Municipal de Arganil, Elisabete Oliveira, possibilita a cimentação das relações entre as autarquias e amplifica o número de jovens com conhecimento e a poder desfrutar do programa pensado para este dia. Destaca também importância de dar motivos a estas faixas etárias para se fixarem e regressarem ao território.

As atividades apresentadas inserem-se num programa de maior abrangência e duração, a Semana da Juventude de Arganil’22, que lançou à comunidade juvenil o desafio de, em ambiente de boa disposição e convívio, mergulhar nas praias fluviais concelhias, testar os seus limites em atividades radicais e falar de coisas sérias num workshop desenvolvido no âmbito do Programa Cuida-te (IPDJ).

O Dia Internacional da Juventude foi declarado em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude (Portugal, 1998) e tem-se comemorado como forma de reconhecimento do potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, economia e ambiental. Este ano, as Nações Unidas definiram como tema para as comemorações a «Solidariedade Intergeracional: Criando o Mundo para todas as idades».