Programa Eco-Escolas: Arganil entre os dois concelhos do país 100% Eco-Escolas

Arganil tem as escolas mais amigas do ambiente do país. O trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Arganil em estreita parceria com a Câmara Municipal de Arganil na melhoria do desempenho ambiental, contribuindo para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade, foi reconhecido na passada quinta-feira, dia 4 de outubro, no evento Dia Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas.

Em ambiente de grande euforia e entusiasmo entre os cerca de 400 alunos que encheram a ExpoCentro, em Pombal, a Associação Bandeira Azul da Europa atribuiu quatro prémios às escolas de Arganil, tornando o nosso concelho o mais premiado do país, num universo de 220 municípios parceiros. As quatro distinções correspondem ao 1.º Prémio nas categorias “Brigada Verde da Floresta” e “Desafio UHU” atribuídos à EB1/JI de Côja e Arganil, respetivamente. A Escola Básica 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Arganil contou ainda com os  2.º e 3.º Prémios na categoria “Alimentação Saudável e Sustentável” com as atividades “Painel dos Alimentos” e “Brigada da Cantina”.

Com nove Bandeiras Verde ganhas, uma por cada escola, Arganil destaca-se como o único Município da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e apenas um dos 2 concelhos do país a conseguir envolver ativamente e com sucesso todas as escolas no Programa Eco-Escolas, apresentando uma taxa de implementação de 100%”.

A Câmara Municipal de Arganil congratula, de forma particular e especial, o empenho e a dedicação dos alunos, professores e auxiliares das Escolas EB 1/JI de Arganil, Pomares, Pombeiro da Beira, São Martinho da Cortiça, Sarzedo, Côja, A EB 2,3 de Arganil, a EB 2,3 Professor Mendes Ferrão e a Escola Secundária de Arganil.