“Tenda ClimAgir” na Praia Fluvial da Cascalheira – Secarias

Já conhecido do público mais novo, o projeto “ClimAgir”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), regressou a Arganil neste verão. Instalada na Praia Fluvial de Cascalheira, em Secarias, a tenda expositiva abriu as portas no dia 30 de julho, para sensibilizar, de uma forma divertida e didática, os pequenos (e grandes) curiosos para as consequências das alterações climáticas e, ao mesmo tempo promover a floresta autóctone.

Durante todo dia, entre mergulhos e brincadeiras na areia, os jovens banhistas tiveram oportunidade de aprender mais sobre os efeitos das nossas ações diárias nas alterações climáticas, através da exposição didática presente no interior da tenda, de jogos, vídeos alusivos ao tema e do material didático, que puderam levar consigo.

Sob o lema Divulgar, Atuar, Adaptar, a iniciativa contou com a participação de utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) – Unidade Funcional de Arganil, das crianças e jovens inscritos nas Férias de Verão e dos utentes da praia.

Esta ação contou, ainda, com a parceira da ABAE (Associação Bandeira Azul), na dinamização de diversas atividades de educação ambiental, como a exposição “Os suspeitos do costume”, jogos didáticos e limpeza da Praia. Os mais novos tiveram, assim, a oportunidade de perceber a origem do lixo fluvial e de ganhar ainda mais motivos para agir na mudança de comportamentos do dia-a-dia, optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema. Premiando o entusiasmo e o notável desempenho registado durante um dia totalmente dedicado ao ambiente e às boas práticas a ele associadas, foi distribuído a cada participante um certificado de participação.

A acompanhar as atividades estiveram a Vereadora do Ambiente, Érica Castanheira, o Presidente da Junta de Freguesia de Secarias, António Souto, e representantes da AdCL e da Bandeira Azul.